BYD terá IA chinesa DeepSeek em 21 carros da linha

BYD fechou parceria com o DeepSeek para levar a Inteligência Artificial (IA) gratuita e open source para 21 carros da linha. O acordo foi anunciado pela montadora chinesa na última segunda-feira (10) e alavancou as ações da marca na Bolsa de Valores de Hong Kong.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Golf esquecido em aeroporto deve R$ 1,2 milhão de estacionamento
  • Quanto custa o seguro de um carro elétrico?

Em um futuro próximo, até mesmo os carros mais baratos, como o BYD Dolphin Mini, passarão a contar com a inteligência artificial incorporada a um sistema de direção autônoma batizado como “God’s Eye” (Olho de Deus, na tradução literal). 

De acordo com a BYD, a chegada da IA do DeepSeek aos carros da marca permitirá que funções antes presentes apenas em modelos premium, como navegação autônoma ou estacionamento remoto, se tornem mais populares e cheguem a uma gama maior de carros.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“A direção autônoma não é mais um luxo, é uma ferramenta necessária”, afirmou Wang Chuanfu, chairman da BYD, durante um evento transmitido ao vivo. Ele previu que a tecnologia de direção autônoma logo se tornaria tão essencial quanto cintos de segurança ou airbags.

Até os carros de entrada, como o Dolphin Mini, terão IA do DeepSeek (Imagem: Divulgação/BYD)

“Olho de Deus” para todos?

O Olho de Deus, é bom frisar, é um sistema vendido pela marca como opcional, e que custa cerca de USS$ 9,5 mil (aproximadamente R$ 57 mil) nos mercados fora do Brasil. A IA do DeepSeek, por sua vez, abrangerá toda a linha de série, e é chamado de “DiPilot“.

É justamente esse DiPilot que será disponibilizado em alguma versão dos 21 carros da marca. O pacote mais básico (C) será gerenciado por 12 câmeras e 17 radares, com funcionalidade somente em estradas, enquanto o intermediário (B) incluirá sensor LiDar e já abrangerá mapas de cidades. O topo de linha (A) terá três sensores LiDar e será oferecido nas marcas premium da BYD, como Denza e YangWang.

A parceira firmada pela BYD coloca a marca em pé de igualdade com outras chinesas que também já haviam acertado a implementação da IA DeepSeek, casos de Geely, GWM e Leapmotor

Leia também:

  • Vídeo mostra BYD esportivo pulando buracos em alta velocidade
  • BYD Dolphin Mini: 5 mudanças que o elétrico mais vendido do Brasil terá em 2025

Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.