Esta é a pior morte da história da Marvel até os dias atuais

Morte sempre foi um assunto comum nos quadrinhos de super-heróis, e, depois que o Superman venceu a sua própria, o tema se tornou cada vez mais recorrente e ninguém mais ficou enterrado por muito tempo, tanto na Marvel Comics quanto na DC Comics. Contudo, para chegar a um ciclo mais natural que atualmente lembra o Ragnarok dos deuses nórdicos, o mercado cometeu alguns “pecados”, e um deles pode ser considerado a pior morte da história da Marvel até os dias atuais.

  • HQ de Walking Dead tem a morte mais perturbadora que a TV não mostrou
  • Homem-Aranha morre 8 vezes em trailer de nova HQ
  • X-Men apresenta a morte mais brutal que suas páginas já mostraram

Antes que “a pior morte” seja apenas uma opinião solta por aí, basta saber que, além de ser uma unanimidade entre os fãs dos Vingadores, trata-se também do que pensa o autor que salvou a personagem desse acontecimento, o escritor Brian Michael Bendis. Ele é o escritor da sequência que chocou os fãs com o retorno de Harpia no evento Invasão Secreta, lançado em meados dos anos 1990.

O próprio Bendis fala sobre isso em uma edição de luxo Omnibus de Invasão Secreta, em 2018, ao se referir de quando teve que trazer a heroína Harpia de volta. Bobbi Morse era uma cientista que virou espiã, super-heroína e, sem dúvida, a melhor militar dos Vingadores.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Então, você faz a pesquisa sobre Harpia e percebe que ela teve a pior morte na história da Marvel Comics, talvez em toda a literatura. E ela está no inferno; é simplesmente terrível. Sinto muito, você pode gritar comigo online, mas eu também acho isso, do fato de que só porque foi publicado antigamente não significar que seja bom”, critica o próprio autor, sobre a trama assinada por diversos autores nos anos 1990.

Harpia teve uma morte horrível por conta do “conjunto da obra” narrativa (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Para realmente entender o que tornou essa morte mais flagrante do que qualquer outra na história da Marvel, é importante primeiro analisar como Mockingbird morreu, como ela retornou e por que sua ressurreição foi tão necessária após uma queda tão horrível.

Por que a morte de Harpia é a pior?

Durante seu tempo com os Vingadores da Costa Oeste, no começo dos anos 1990, Harpia construiu um relacionamento romântico com o Gavião Arqueiro, mas seu casamento desmoronou no meio de um dos momentos mais controversos da Marvel. 

Ela foi sequestrada pelo Cavaleiro Fantasma, que, usando drogas psicoativas, conseguiu convencê-la de que ele era seu marido, permitindo que ele a agredisse sexualmente. Quando recuperou seus sentidos, Harpia matou o vilão, e assassinato é um crime que o Gavião Arqueiro não consegue perdoar.

Posteriormente, Harpia e o Gavião Arqueiro tentaram consertar as coisas, mas, em uma batalha final com Mefisto, uma explosão destinada ao herói atinge a heroína, matando-a instantaneamente. No entanto, mais de uma década depois, em Secret Invasion #8, de 2008, a trama revela que Bobbi Morse não apenas está viva, como também aponta que quem morreu era, na verdade, uma Skrull.

Tudo sobre a morte cretina de Harpia girou apenas em torno do sentimento de culpa e superação do Gavião Arqueiro  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

O Skrull foi quem reacendeu um relacionamento com Hawkeye, e o Skrull não sabia que o verdadeiro Mockingbird estava pronto para pedir o divórcio dele. Durante esse tempo, a verdadeira Bobbi Morse foi mantida prisioneira em um planeta Skrull.

Embora essa revelação tenha salvado a personagem, fica claro que sua morte inicialmente não envolvia qualquer desenvolvimento próprio. Ela foi vítima fisicamente de um vilão, e, ao recuperar seu poder matando-o, torna-se emocionalmente vítima de um marido que não simpatizava com sua dor.

  • Tenha acesso a mais de 1 milhão de livros digitais com o Amazon Kindle Unlimited!

Pior ainda, sua morte foi enquadrada como um recurso de narrativa para destacar o Gavião Arqueiro e a culpa que ele sentiu pelo sacrifício dela depois de nunca se reunirem adequadamente antes de sua morte. Enquanto para ela tenha sido algo a superar, para ela foi apenas uma trajetória cretina e horrível.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.