Cerca de 100 reparos de tubulações já foram realizados nos últimos 40 dias em Brusque

O aumento no número de rompimentos na rede de drenagem de Brusque atinge diferentes pontos da cidade e se agrava em períodos de fortes chuvas. O problema é causado, principalmente, pelo envelhecimento da tubulação, que ao longo dos anos sofre um desgaste natural, somado à pressão da água provocada por essas chuvas.

O crescimento populacional e o avanço das construções também contribuem para a sobrecarga do sistema. Com mais áreas pavimentadas, menos água é absorvida pelo solo, resultando em um maior volume direcionado às tubulações. Além disso, a correnteza carrega areia e detritos, que funcionam como uma espécie de “lixa” interna, acelerando o desgaste dos tubos e aumentando a necessidade de manutenções frequentes.

Buscando garantir a segurança e o conforto da população, diversas equipes atuam diariamente nas ruas realizando a troca dessas tubulações danificadas, inclusive aos domingos. “Estamos trabalhando de forma intensiva para atender todas as demandas o mais rápido possível”, disse o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ivan Bruns Filho.

“As equipes da Secretaria de Obras realizam consertos emergenciais e, sempre que necessário, fazem substituições e melhorias na rede para evitar novos rompimentos. Nosso objetivo é garantir que a população tenha segurança e que os serviços sejam restabelecidos com qualidade”, destacou o secretário.

Balanço de consertos realizados em 2025

Nos primeiros 40 dias de 2025, a Secretaria de Obras já realizou 100 consertos em diferentes bairros da cidade. O bairro com o maior número de intervenções foi Águas Claras, com 10 consertos, seguido por Santa Rita (9), Azambuja (8) e Rio Branco (7). Outros bairros também registraram ocorrências, conforme detalhado abaixo:

Águas Claras – 10 consertos
Santa Rita – 9 consertos
Azambuja – 8 consertos
Rio Branco – 7 consertos
Guarani – 6 consertos
Nova Brasília – 5 consertos
Cerâmica Reis – 5 consertos
São Pedro – 5 consertos
Souza Cruz – 5 consertos
Bateas – 4 consertos
Primeiro de Maio – 4 consertos
Santa Luzia – 4 consertos
Centro – 4 consertos
Steffen – 4 consertos
São João – 3 consertos
São Luiz – 3 consertos
Cedrinho – 3 consertos
Dom Joaquim – 2 consertos
Jardim Maluche – 2 consertos
Limoeiro – 2 consertos
Santa Terezinha – 2 consertos
Tomaz Coelho – 2 consertos
Poço Fundo – 1 conserto
Volta Grande – 1 conserto

Além do trabalho realizado neste ano, a Secretaria de Obras encerrou o ano de 2024 com 520 consertos espalhados por toda a cidade. O bairro que mais demandou serviços foi Centro I, com 51 intervenções, seguido por São Pedro (36), Souza Cruz (35), Santa Luzia (33), Dom Joaquim (32) e Limeira (32), entre outros.

Para os consertos das tubulações realizados em 2024, foram usados mais de 2.500 tubos, de diversos diâmetros, garantindo a adequação necessária para cada tipo de reparo. Foram empregados 1.240 tubos de 20 centímetros, 733 de 30 centímetros, 786 de 40 centímetros, 43 de 50 centímetros, 133 de 60 centímetros, 18 de 80 centímetros e 35 tubos de 1 metro.

A Secretaria de Obras segue monitorando e atendendo as ocorrências de rompimentos na rede, priorizando os casos mais urgentes e implementando medidas preventivas para minimizar os danos à infraestrutura da cidade.

Para solicitar serviços ou relatar problemas na tubulação, a população pode entrar em contato diretamente com a Secretaria de Obras pelos telefones (47) 3252-1853, 3252-1852, 3350-1960 e 3350-1513.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.