Conselho de Núcleos da ACIBr realiza primeira reunião de 2025

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) promoveu na manhã de terça-feira, 11 de fevereiro, a primeira reunião do Conselho de Núcleos em 2025.

O encontro reuniu coordenadores e vices dos Núcleos Setoriais da entidade para um workshop sobre engajamento, ministrado por Sérgio Lemos, diretor da Dale Carnegie, organização que oferece programas de treinamento em habilidades de comunicação, liderança e relacionamento interpessoal em todo o mundo.

A diretora de Núcleos da ACIBr, Daiane Rossano, destaca que a escolha do tema engajamento para a primeira reunião do ano foi um pedido dos integrantes do conselho, que tem esse como um dos principais desafios atualmente.

“Iniciamos o ano fazendo o treinamento, capacitando ainda mais nossos coordenadores e vices para que eles possam levar esse conteúdo para dentro dos Núcleos e começar o ano com o pé direito. O objetivo do Conselho é estreitar relacionamentos com coordenadores e vices, mas principalmente fazer com que possamos ter um ano mais leve, produtivo e eficaz em cada um dos nossos 29 núcleos setoriais. Já temos todo o planejamento para 2025 estruturado. O Conselho de Núcleos é um formato validado pela FACISC, já acontece em várias cidades e vem complementar e facilitar ainda mais o nosso trabalho”.

Como o tema do encontro foi Engajamento, antes da palestra principal, a coordenadora do Núcleo das Mulheres Empresárias, Luciane Morazzi, foi convidada para apresentar algumas ações realizadas pelo grupo, que hoje conta com quase 80 nucleadas ativas e é um case de sucesso dentro da ACIBr.

“A cada reunião do Conselho, a ideia é termos um tema para ser abordado, e assim trazer o destaque de um Núcleo, para apresentar o seu pitch e as ações que o coordenador atribuiu como destaque dentro daquele tema abordado”, explica Daiane.

Engajamento

Pós-graduado em Qualidade e Produtividade, e executivo na indústria têxtil por mais de 20 anos, Sérgio Lemos apresentou dicas de como desenvolver o engajamento dentro das equipes, tanto dentro das empresas, quanto em iniciativas dentro do associativismo, como é o caso dos Núcleos Setoriais.

“A Dale Carnegie fez uma pesquisa mundial sobre engajamento, que mostrou que dentro das organizações ele proporciona uma maior produtividade, lucratividade e qualidade, impactando em vários aspectos. Hoje, com os coordenadores e vices dos Núcleos da ACIBr, desvendamos um pouco do que precisamos fazer enquanto gestores, para conseguirmos o engajamento de nossas equipes”.

O especialista ressaltou que dentro do associativismo, há um desafio ainda maior na questão do engajamento, já que o trabalho realizado é voluntário, entretanto, os princípios para conquistar a participação ativa dos membros são os mesmos que os de uma empresa. “Os princípios básicos das pessoas, o que elas esperam e como reagem a algumas ações funcionam aqui também nessa organização, mesmo sendo associativista. Por vezes, a dificuldade que se tem aqui é a dificuldade que se tem na empresa, talvez em uma outra proporção. Então, hoje vamos entender como podemos superar esses desafios e tornar o nosso trabalho nos Núcleos mais leve”.

Troca de experiências

Coordenadora do Núcleo de Corretores e Imobiliárias, Juçara Benvenutti vê o Conselho de Núcleos como um aliado para fortalecer ainda mais o trabalho realizado pelo Núcleo. “Estamos entrando no segundo ano do Conselho e pela experiência que tivemos em 2024, será muito produtivo. Durante os encontros absorvemos muitas ideias e entendemos que muitas dificuldades que temos são comuns a outros Núcleos também, e assim conseguimos pensar em soluções juntos. Essa interação entre todos os Núcleos têm ajudado bastante”.

Morgana Schaefer, coordenadora do Núcleo de Economia Criativa de Guabiruba, também avalia o Conselho como importante para o desenvolvimento do núcleo, criado no ano passado. “Além de conhecer os outros negócios que fazem parte da ACIBr e ter oportunidades de fazer parcerias, com o Conselho conseguimos ver o que está funcionando nos outros Núcleos e trazer para o nosso, que é novo e ainda está se estruturando. Essa troca é muito interessante para todos”, completou. 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.