Bancada do agro entra em alerta com movimento de Trump

Líder da bancada do agronegócio no Congresso, o deputado Pedro Lupion (PP-PR) afirmou que as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causam receio no setor. O temor é que o aumento da tributação para toda a importação de aço e alumínio em breve seja expandida também a produtos agrícolas.

“Causa receio. É natural. É um movimento que o presidente americano tem feito em todas as negociações. Tem muita bravata também, movimentos feitos para chamar [os demais países] para a mesa de negociação, como nos casos do México, Panamá e Canadá. O Partido Republicano é mais protecionista”, afirmou Lupion.

4 imagens

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Petroleiras seguem Google e passam a usar 'Golfo da América', de Trump
1 de 4

Mário Agra/Câmara dos Deputados

2 de 4

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Bob Kupbens/Icon Sportswire via Getty Images

3 de 4

Petroleiras seguem Google e passam a usar ‘Golfo da América’, de Trump

Getty Images

4 de 4

Drew Angerer/Getty Images

Mesmo assim, Lupion evitou fazer críticas diretas a Donald Trump. A bancada do agro, apesar de apartidária, tem ligação forte com Bolsonaro, fiel apoiador do republicano.

A decisão de taxar em 25% a importação de aço e alumínio foi concretizada nesta terça-feira (11/2). As maiores fontes de importações desse material pelos EUA são o Canadá, o Brasil e o México, seguidos da Coreia do Sul e do Vietnã, de acordo com dados do governo e do American Iron and Steel Institute.

Segundo o Instituto Aço Brasil, em 2022 os EUA compraram 49% do total do aço brasileiro exportado. Em 2024, apenas o Canadá superou o Brasil na venda de aço aos Estados Unidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.