Sensação térmica de 70°C: entenda como o calor extremo é calculado

O mês de fevereiro será marcado por uma extrema onda de calor, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e em parte do Centro-Oeste e Nordeste. Além da exposição ao sol, as altas temperaturas também podem gerar sensações térmicas em níveis alarmantes.

De acordo com uma projeção do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), a sensação térmica pode chegar aos 70°C em algumas localidades do país.


Como se proteger da onda de calor

  • Mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente ao longo do dia.
  • Procure ficar em locais ventilados e com ar-condicionado sempre que possível.
  • Reduza o tempo de exposição ao sol, especialmente nos horários de pico.
  • Prefira roupas leves e claras, que ajudam a manter o corpo fresco.
  • Evite esforços físicos excessivos durante o calor intenso para não sobrecarregar o corpo.
  • Opte por alimentos leves, frescos e ricos em água para ajudar na digestão e hidratação.

Como a sensação térmica chega a 70°C?

A sensação térmica representa a forma como os seres humanos percebem a temperatura ambiente. Para calcular esse índice, considera-se a temperatura do ar (em graus Celsius) e a umidade relativa (em porcentagem). A combinação desses dois fatores pode fazer com que o calor sentido pelo corpo seja muito superior ao indicado pelos termômetros.

Os pesquisadores do CliMA-USP desenvolveram uma tabela que relaciona diferentes níveis de temperatura e umidade para fazer estimativas reais.

Por exemplo, em uma cidade onde a temperatura registrada é de 38°C e a umidade relativa do ar atinge 60%, a sensação térmica pode chegar a 55°C. Já em outra localidade com 41°C e umidade de 40%, a percepção pode alcançar 53°C.

Ou seja, quanto maior a umidade do ar, combinada a temperaturas elevadas, mais intensa será a sensação de calor. Essa condição pode trazer riscos à saúde, como desidratação, exaustão térmica e até golpes de calor, exigindo cuidados redobrados da população.

Confira abaixo a tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP):

Imagem colorida de gráfico explica sensação térmica
Tabela de cálculo da sensação térmica: acima, indicação de medida da umidade relativa do ar; ao lado esquerdo, indicação da medida de temperatura em graus celsius • Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP)

Previsão para as localidades afetadas

A onda de calor está prevista para ocorrer entre 12 e 21 de fevereiro, afetando principalmente as regiões Sudeste e Nordeste. Durante esse período, áreas do estado do Rio de Janeiro, noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, Vale do São Francisco (BA) e o sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí devem registrar temperaturas próximas aos 40°C.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.