O que esperar do State of Play desta quarta-feira (12)?

A Sony transmitirá um novo State of Play nesta quarta-feira (12), com a presença de vários jogos e experiências que o público encontrará no PS5 durante o ano de 2025. A apresentação começará a partir das 19h (horário de Brasília) e terá 40 minutos de duração. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 15 jogos que completam 15 anos em 2025
  • Por que GTA 5 continua tão relevante até hoje?

São esperadas grandes surpresas para a transmissão, mostrando mais informações de títulos que já foram anunciados anteriormente e outros que podem receber um destaque maior. Para alinhar as expectativas, nós do Canaltech reunimos algumas cartas na manga que a companhia deve tirar para chegar nos próximos meses. 

Cercado de rumores, o State of Play pode ser a chance da Sony reverter a impressão causada em 2024. O ano foi considerado “fraco” sem a presença de grandes franquias e jogos de renome no PS5, o que não deve se repetir nos meses que virão. Então, que tal conferir o que pode surgir no console PlayStation?


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que esperar do State of Play?

10. State of Play destacará Death Stranding 2

De todos os anúncios recentes da Sony, Death Stranding 2: On the Beach é o maior projeto que a Kojima Productions reserva para a plataforma para o ano de 2025. O State of Play certamente trará mais informações sobre o título, com possíveis indícios sobre sua história e outras grandes figuras de Hollywood que estarão no seu elenco.

Porém, é inegável que todas as expectativas estão relacionadas à sua data de lançamento. Levando em consideração que o game foi anunciado há algum tempo e já vimos alguns trailers, só falta agendar o dia e mês para “selar” a ansiedade dos fãs. 

 

9. Marvel’s Wolverine estava previsto para 2025

Já se passaram dois anos desde Marvel’s Spider-Man 2 e sabemos que a Insomniac Games não trabalha em nenhum conteúdo extra para a sua última aventura. Tudo isso reforça que toda a equipe deve estar focada no desenvolvimento de Marvel’s Wolverine – com um dos principais membros dos X-Men protagonizando a aventura.

Ainda que muito conteúdo do estúdio tenha vazado, revelando projetos relacionados a jogos multiplayer do Homem-Aranha, projeto spin-off do Venom e outros, é importante reforçar que o plano inicial da Insomniac era trazer Marvel’s Wolverine em 2025. Se isso acontecerá ou não, descobriremos no State of Play. 

 

8. Mais detalhes sobre Ghost of Yotei

A Sucker Punch Productions anunciou Ghost of Yotei para 2025, com o novo jogo sendo uma “sequência” do aclamado Ghost of Tsushima. A aventura se passará no ano de 1603 e trará a personagem Atsu para o centro da narrativa – reforçando a presença de vários “fantasmas” pelo Japão. 

É possível que uma data de lançamento seja divulgada, ou ao menos uma previsão do período em que o jogo chegará ao PS5. Além disso, também poderá contar com um vídeo que trará mais detalhes da experiência (seja da sua história ou de novidades do gameplay). 

Atsu, protagonista de Ghost of Yotei, olha para o horizonte
Ghost of Yotei dará sequência ao que foi visto em Ghost of Tsushima (Imagem: Divulgação/Sony)

7. Projetos multimídia da Sony

O filme de Until Dawn, que estreará em breve nos cinemas, é apenas a ponta do iceberg do que a Sony tem trabalhado em suas franquias para outras mídias. Diversos outros projetos seguem em produção, como a série live-action de God of War, o filme de Ghost of Tsushima e até de Helldivers (que foi recém-anunciado).

É difícil prever o que pode vir a ser mostrado, mas este é um dos principais pilares da companhia para expandir sua marca e o State of Play dará exatamente o que precisam: um pouco da atenção do público para divulgá-los de algum modo. 

 

6. China Hero Project no PS5

Se em 2024 vimos o coreano Stellar Blade e o chinês Black Myth: Wukong brilhando no PS5, o State of Play sabe que precisa ampliar a sua atuação nos demais países asiáticos e dar suporte a estes estúdios. O “China Hero Project” garante que veremos grandes lançamentos através da iniciativa, com ela recebendo um destaque maior no State of Play.

É possível que a transmissão nos traga mais informações e conteúdo sobre o lançamento de Phantom Blade Zero, assim como o projeto de Lost Soul Aside – que está há algum tempo em produção e segue sem uma previsão de chegar ao PS5. Há diversos outros projetos que estão sendo desenvolvidos sob o selo, então ele aparecerá de algum modo. 

 

5. Rumores sobre uma prequel de God of War

Em 2024 a Sony pecou em não trazer grandes franquias ao PS5, algo que não deve se repetir neste ano. O rumor da vez é que a Santa Monica Studio está trabalhando em uma prequel de God of War, levando Kratos de volta para a Grécia. 

Apesar da informação não ser precisa, também é possível que o jogo na verdade seja um “remake” ou remasterização dos dois primeiros títulos da saga – que estão indisponíveis a partir do PS4. Levando em consideração que a Naughty Dog, Insomniac Games e Sucker Punch Productions já estão com seus próximos projetos anunciados, só resta a eles trazer o espartano de volta para expandir sua história. 

Kratos no primeiro God of War
Kratos retornará de algum modo para a Grécia (Imagem: Divulgação/Sony)

4. Apoio das produtoras third-parties no State of Play

O State of Play certamente não contará apenas com anúncios de estúdios first-party, com diversas produtoras ganhando espaço para revelar o que trarão ao PS5 nos próximos meses. A partir disso, é uma verdadeira loteria aberta: Bandai Namco, Square Enix, SEGA, Capcom, Ubisoft, Electronic Arts e qualquer outra pode dar seu “ar da graça” na transmissão.

Já existem jogos anunciados anteriormente que podem chegar também na plataforma, como Kingdom Hearts 4 e Pragmata, mas é bom reduzir suas expectativas. Espere ver algo relacionado a Monster Hunter Wilds, Elden Ring Nightreign, Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii, Assassin’s Creed Shadows e outros games que estão mais próximos de serem lançados. O que vier de diferente disso será “lucro”. 

Capa de Monster Hunter Wilds
Monster Hunter Wilds é um dos jogos que chegará ao PS5 em breve (Imagem: Divulgação/Capcom)

3. Jogos da Microsoft no PS5 em 2025

Com Forza Horizon 5, Indiana Jones e o Grande Círculo e Age of Empires/Age of Mythology já previstos para chegar ao PS5, o State of Play pode reforçar a presença da Microsoft dentro da plataforma da Sony de outras formas. 

Isso não significa que veremos Halo, Gears, Starfield e outros grandes jogos do Xbox no PS5 tão cedo assim, mas é possível que ela realize algum anúncio de outras franquias no console rival. Vale lembrar que estamos próximos ao lançamento de Avowed e South of Midnight, além de que a chegada de Senua’s Saga: Hellblade 2 completará um ano em breve. 

 

2. A volta dos que não foram

Não é mistério para ninguém que remasterizações e coletâneas já fazem parte da grade de lançamentos das grandes produtoras e fabricantes. Com a Sony não deve ser diferente, possivelmente com anúncios de algum pacote de jogos antigos no State of Play.

Como dito nessa matéria, os primeiros God of War seguem indisponíveis no PS5 – o que poderia receber uma certa atenção da fabricante. O mesmo vale para os primeiros inFAMOUS, que segue preso na geração PlayStation 3 até os dias atuais. Geralmente eles não são os pontos altos das apresentações, mas certamente estarão por lá.

Protagonista de inFAMOUS
Há esperanças para inFAMOUS voltar? (Imagem: Divulgação/Sucker Punch Productions)

1. Marathon será outra aposta da Sony

Concord ensinou para a Sony que nem todo jogo como serviço será algo querido pelo público, mas isso não significa que eles vão fechar por completo esta porta. Marathon é um projeto multiplayer da Bungie, estúdio responsável por Halo e Destiny – o que garante uma certa atenção, até mesmo de quem não tem preferência neste tipo de game. 

Levando em consideração que eles trabalham no seu desenvolvimento há algum tempo e viram o que falhou em Concord, é esperado que Marathon ressurja no State of Play para mostrar que eles passarão a acertar o caminho com seus títulos online. 

 

Menção honrosa: não espere por Bloodborne

Este tópico está aqui para impedir que você se engane: não, caros leitores, não veremos Bloodborne nos PCs ou recebendo uma versão inédita para o PS5. A FromSoftware está completamente focada em seus outros projetos (Armored Core VI em 2023, expansão de Elden Ring lançada em 2024, spin-off de Elden Ring que chegará em 2025), não restando tempo para eles fazerem algo a respeito da franquia. Apenas deixe para lá, quem sabe algum dia, não é?

Capa de Bloodborne
Esqueça de Bloodborne, quem sabe um dia? (Imagem: Divulgação/FromSoftware)

Um State of Play diferenciado

É importante reforçar que este State of Play de 12 de fevereiro chega em um momento “delicado” da Sony no mercado. A companhia acabou de sofrer diversas críticas negativas pelas 20 horas em que a PSN saiu do ar (entre sexta, 7, e sábado, 8) e um novo CEO assumiu a liderança recentemente: Hideaki Nishino. 

Ainda que não seja possível determinar como essas alterações impactarão a Sony em 2025, ao menos o primeiro State of Play pode apresentar um caminho que seguiremos com o PS5 durante o ano. Entre o que pode esperar para a apresentação, temos:

  1. Marathon
  2. Remasterizações e/ou coletâneas
  3. Jogos da Microsoft no PS5
  4. Apoio de estúdios third-parties
  5. Prequel ou remasterização de God of War
  6. Jogos do China Hero Project
  7. Projetos multimídia
  8. Ghost of Yotei
  9. Marvel’s Wolverine
  10. Death Stranding 2: On the Beach

Vídeo: O PS5 Pro chegou e no YouTube discutimos quem é o público-alvo da nova versão do videogame

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.