HU participa da GAPE em São Paulo

HU participa da GAPE em São PauloASSESSORIA DE IMPRENSA

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, gestores do Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar) participaram do GAPE – Gestão de Alta Performance, em São Paulo. O evento reuniu hospitais de todo o país para a troca de experiências e aprimoramento das práticas do projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde que busca reduzir a superlotação e otimizar os fluxos de atendimento hospitalar.

 
O HU-UFSCar, referência em ensino, pesquisa e assistência à saúde, tem se dedicado à implementação do Lean nas Emergências desde outubro de 2024. O hospital é um dos participantes do projeto sob a mentoria do Hospital Moinhos de Vento, que orienta as equipes na aplicação da metodologia Lean para aprimorar os processos assistenciais.
 
O grupo que participou da GAPE é formado pelos profissionais Rita Cassia Ismail, Erick Sobral Porto, Elizelaine Cicogna, Christiane Barbosa, Nilvanne Almeida e Kléber Soares.
 
“Nós, do HU- UFSCar tivemos uma participação extremamente enriquecedora e significativa no evento GAPE. Durante o evento, foi possível observar nosso empenho e dedicação na busca por soluções inovadoras e eficientes para os desafios enfrentados no contexto da gestão de emergências. A troca de experiências e conhecimentos com especialistas na área e profissionais de outras instituições, aliados à aplicação de princípios Lean, trouxe contribuições valiosas para o aprimoramento das práticas hospitalares. Acredito que voltamos ainda mais comprometidos com a melhoria contínua, e buscaremos formas de desenvolver estratégias que otimizem o atendimento, reduzam desperdícios e garantam a qualidade dos serviços prestados na Unidade de Urgência e Emergência do hospital. O evento não apenas fortaleceu a nossa capacitação técnica, mas também criou um ambiente de colaboração, incentivando o engajamento de todos na implementação de processos mais eficazes”.
 
A participação no GAPE foi um marco importante no processo de transformação da gestão hospitalar no HU-UFSCar, refletindo o compromisso com a excelência e a constante evolução dos cuidados prestados aos pacientes” declara Christiane Barbosa, chefe da Divisão de enfermagem do HU-UFSCar.
 
A importância do Lean no HU-UFSCar
O projeto Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e conta com a expertise de hospitais de excelência, como Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração e Hospital Moinhos de Vento.
No HU-UFSCar, a aplicação do Lean tem como foco:
– Redução da superlotação no atendimento de urgência e emergência – Otimização do tempo de permanência dos pacientes – Melhoria na gestão dos fluxos hospitalares – Atendimento mais ágil e seguro para a população atendida pelo SUS
 
Durante o GAPE, os representantes do HU-UFSCar tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e absorver conhecimentos que fortalecerão ainda mais a implementação do projeto no hospital.
 
Próximos passos A fase de implementação do Lean nas Emergências no HU-UFSCar segue com capacitações, visitas técnicas e acompanhamento contínuo por especialistas. Além disso, o hospital monitorará indicadores para avaliar os avanços e garantir um atendimento cada vez mais qualificado.
 
 
 

Fonte: São Carlos Agora. Leia o artigo original: HU participa da GAPE em São Paulo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.