Conector de 16 pinos chega a temperatura insana na GeForce RTX 5090

O entusiasta de hardware Der8auer mostrou como o cabo de 16 pinos, chamado de 12VHPWR, passa facilmente de 100°C ao fornecer energia para uma NVIDIA GeForce RTX 5090. Em seu mais novo vídeo, ele mostra, em detalhes, como ficou o cabo e os conectores da placa de vídeo e da fonte de um caso que mostramos aqui recentemente.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Comparativo entre placas da linha NVIDIA GeForce RTX
  • GeForce RTX 5090 vs GeForce RTX 4090 | O que mudou na GPU mais poderosa

O dono da RTX 5090 e fonte da ASUS danificados por conta do superaquecimento do extensor de 16 pinos mora na mesma região de Der8auer e, por isso, o youtuber recebeu os componentes para verificação.

Ele mostra como um fio do extensor teve sua capa e os pinos de cada ponta derretidos por conta do superaquecimento. No lado da fonte, o dano foi maior e o conector teve diferentes pinos queimados. Tanto o conector do extensor usado na placa de vídeo, quanto o conector da própria placa, tiveram dano em um pino responsável pela linha de 12V, essencial para o funcionamento da GPU.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O extensor usado pelo dono dos componentes danificados não é o oficial da NVIDIA ou nativo da própria fonte da ASUS. Porém Der8auer afirma que o produto não é de má qualidade e até conhece a marca, garantindo que ela faz bons cabos.

 

Testes com conector de 16 pinos na RTX 5090

O produtor de conteúdo, então, parte para seu próprio teste, usando sua GeForce RTX 5090 com um bloco de water cooler customizado por ele, alimentado por uma fonte Corsair AX1600i e seu próprio cabo de 16 pinos. Com uma câmera térmica, o inusitado é flagrado: com cerca de um minuto de teste no Furmark, o conector da fonte passa de 130°C.

Além disso, entre todos os fios desse cabo, somente dois deles apresentavam temperaturas consideravelmente acima dos outros, passando de 40°C. A RTX 5090 opera em 575W, seu TDP máximo, e a temperatura não passava de 51°C por conta do cooler a água, mesmo com o estresse causado pelo Furmark.

A temperatura chegou a passar dos 140°C no conector da fonte (Imagem: Der8auer)

Cerca de 3 minutos depois do início do teste, o conector da fonte passava de 140°C. Já o conector da placa de vídeo ficou entre 70 e 80°C de temperatura máxima. O responsável pelo teste afirma que seria perigoso passar de 1 hora de teste por causa das temperaturas que não paravam de subir.

Comparando com o extensor danificado que Der8auer recebeu, ele conseguiu concluir que existe algum problema com um ou dois fios específicos que superaquecem. Seguimos acompanhando para ver se estamos diante de outra situação problemática parecida com o que vimos com a RTX 4090, mesmo que a NVIDIA tenha garantido que esse não seria o caso com as GeForce RTX 50.

Veja mais do CTUP:

  • GeForce RTX 5070 realmente tem o desempenho da 4090? Entenda
  • RTX 4060 vs RTX 3060 | Qual é a melhor GPU para jogar em Full HD?

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.