Detalhes do GPT-5, novo modelo do ChatGPT, são antecipados; saiba o que esperar

O CEO da OpenAI, Sal Altman, revelou nesta quarta-feira (12) detalhes do GPT-5, novo modelo do ChatGPT, que será gratuito no chatbot. O executivo também antecipou informações sobre o GPT-4.5.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que é ChatGPT?
  • Gemini x ChatGPT | Qual o melhor chatbot de IA?

No comunicado publicado na rede social X, Altman fala que a empresa entende que seus modelos e tipos de produtos ficaram complicados, e quer simplificá-los. “Queremos que a IA trabalhe para vocês”, afirmou o CEO. 

Ainda não há uma data de lançamento prevista para o GPT-5. Confira abaixo as principais novidades reveladas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pensamento em voz alta

Altman diz que “odeia o seletor de modelos” tanto quanto os usuários, e que o GPT-4.5, chamado internamente de “Orion”, será o último modelo sem uma cadeia de pensamento. 

Assim, todas as versões futuras do ChatGPT devem ter o recurso de “raciocínimo”, chamado de “Refletir”, onde é possível ver como a IA chegou naquela resposta.

Unificação dos modelos

Uma das metas da OpenAI é unificar os modelos da série “o” e “GPT”, para que seus sistemas utilizem todos os recursos e ferramentas disponíveis, sendo útil para uma maior variedade de tarefas.

GPT-5

Por fim, o comunicado aponta que o modelo o3 será integrado ao GPT-5. Com as junções, o futuro modelo será um grande agregador de toda a tecnologia disponível da OpenAI.

O novo modelo será gratuito e com acesso ilimitado, mas sujeito a limites de abuso. Já as versões pagas Plus e Pro terão “um nível ainda maior de inteligência”, incorporando recursos de voz e pesquisa.

Leia mais:

  • ChatGPT no WhatsApp consegue compreender áudios e imagens
  • 5 pontos para entender o DeepSeek, a IA chinesa concorrente do ChatGPT
  • Como saber se o ChatGPT está fora do ar

VÍDEO: Por que esse TECLADO mecânico da XIAOMI está fazendo SUCESSO?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.