5 carros que saíram de linha no Brasil e ninguém deu bola

Fiat Uno, Volkswagen Gol e Chevrolet Corsa são exemplos de carros que pararam de ser fabricados e deixaram um vácuo no coração dos fãs. Há, porém, o outro lado da moeda, com modelos que saíram de linha no Brasil e ninguém deu bola.

  • Monza, Corvette e mais: 5 carros da GM que queríamos no Brasil
  • Golf esquecido em aeroporto deve R$ 1,2 milhão de estacionamento

Antes de elencar quais são os 5 carros que saíram do Brasil e não deixaram saudade, porém, vale ressaltar que isso não significa se tratava de veículos ruins. Muito pelo contrário.

O quinteto que o CT Auto vai mostrar a seguir é composto por carros que reúnem excelentes qualidades, como economia de combustível e conforto. O sucesso ou, no caso, insucesso nas vendas, porém, foi determinado pela preferência do consumidor na época.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Chevrolet Agile

O Chevrolet Agile era um carro bem equipado para a sua categoria na época do lançamento. Nas versões mais caras, oferecia ar-condicionado digital, piloto automático, rádio com Bluetooth, freios ABS e airbags frontais, raros em rivais do segmento.

Chevrolet Agile era um bom carro, mas saiu de linha e ninguém deu bola (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Apesar disso, o Chevrolet Agile acabou sucumbindo no país mais por conta da concorrência interna, já que a GM decidiu apostar alto no lançamento do Onix, em 2013. Menos de um ano após a chegada do “primo”, o Agile parou de ser produzido.

4. Fiat Bravo

Outro carro que teve vida curta no Brasil, se aposentou, mas ninguém deu bola, foi o Fiat Bravo. Na Europa, o modelo teve duas gerações e fez relativo sucesso, mas, por aqui, embora tenha ficado em linha entre 2010 e 2016, não fez muito “barulho”.

Fiat Bravo é outro carro que tinha bons atributos, mas não deixou saudades no Brasil (Imagem: M93/Wikipedia/CC)

Problemas com panes elétricas, reclamações sobre o mau funcionamento dos airbags e, principalmente, um rival de peso, como o Volkswagen Golf, tornaram o sucessor do Brava (esse sim, um sucesso) uma decepção para a marca italiana.

3. Volkswagen SpaceFox

Lançada no Brasil e em outros mercados da América Latina, como Chile, Argentina e México, a SpaceFox foi uma aposta da Volkswagen para tentar reviver a época das “peruas” no país, categoria que fez muito sucesso por aqui nas décadas de 1970 e 1980, com modelos como a Brasília e a Ford Belina.

SpaceFox foi tentativa de ressuscitar as peruas no Brasil, mas sem muito êxito (Imagem: Antonio Saraiva/Wikipedia/CC)

Embora tenha ficado em linha por 13 anos, a SpaceFox, que deixou nosso mercado em 2019, teve seu fim discutido desde 2015, ocasião na qual as vendas já haviam despencado. No ano de despedida, somente 1.736 unidades da perua foram emplacadas no país.

2. Ford Focus Fastback

O Ford Focus hatch sempre foi um carro bastante interessante e, por isso, bem procurado no mercado, tanto quando era 0km quanto na época em que deixou de ser produzido e passou a integrar o segmento dos usados.

Focus sedan “virou” Fastback em 2015, mas não ajudou as vendas (Imagem: Divulgação/Ford)

Na versão sedan, porém, a própria marca acabou prejudicando o desempenho ao, inexplicavelmente, adotar o nome Fastback em 2015. O modelo, além de não oferecer um espaço interno capaz de gerar conforto aos ocupantes, não tinha nada de “Fast” (rápido, em inglês), nem mesmo o design característico dos carros desse segmento. Resultado? Foi aposentado e ninguém deu bola.

1. Chevrolet Sonic

Abrimos a lista de 5 carros que saíram de linha no Brasil e ninguém deu bola com um modelo da Chevrolet e, coincidentemente, vamos fechar o conteúdo com outro modelo da marca: o Sonic.

Sonic tinha visual agressivo e bons equipamentos, mas perdeu a luta contra o Onix (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Embora tivesse um visual mais agressivo que os rivais da época, o Sonic chegou ao Brasil em 2012, inicialmente importado da Coreia do Sul e, posteriormente, do México. Ele ficou por aqui somente até 2014 e, assim como no caso do Agile, saiu de linha por concorrer diretamente com outro carro da marca, o Onix.

Vamos, então, relembrar quais são os 5 carros que saíram de linha e ninguém deu bola?

  1. Chevrolet Sonic
  2. Ford Focus Fastback
  3. Volkswagen SpaceFox
  4. Fiat Bravo
  5. Chevrolet Agile

Leia também:

  • 7 carros fabricados no Brasil e só vendidos para o exterior
  • 5 detalhes que sabemos sobre a chegada do BYD Sealion 7 ao Brasil
  • 5 carros mais econômicos do Brasil em 2025

Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.