Trump cita tarifas do etanol brasileiro ao decretar reciprocidade

O etanol do Brasil foi citado em um decreto assinado por Donald Trump nesta quinta-feira (13/2), que determinou tarifas reciprocas contra países que taxam importações de produtos que saem dos Estados Unidos.

De acordo com o documento, obtido pela Fox News americana, a administração Trump avalia que a aplicação de tarifas sobre o combustível é desigual entre os dois países.

“A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%. No entanto, o Brasil cobra uma tarifa de 18% sobre as exportações de etanol dos EUA. Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto exportaram apenas US$ 52 milhões em etanol para o Brasil”, diz o texto do decreto.

Na prática, as importações de etanol brasileiro para os Estados Unidos podem sofrer aumentos nas tarifas, e se igualar aos 18% aplicadas pelo Brasil.

Em 10 de janeiro, o Brasil já havia sido atingido por uma outra decisão da guerra tarifária imposta por Trump contra o mundo. Na ocasião, o presidente norte-americano anunciou que os EUA passaria a taxa em 25% todas as importações de aço e alumínio que entrassem no país.

Ao lado do México e Canadá, o Brasil é um dos maiores fornecedores de aço para os EUA, No seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump adotou uma medida semelhante, o que levou ao anúncio de demissões em empresas do setor no Brasil.

Em atualização. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.