Estudo revela três hábitos que, juntos, aumentam a longevidade

Envelhecer é um processo natural da vida. Porém, alguns hábitos podem ajudar a retardar o envelhecimento em alguns meses. Entre eles, estão ingerir vitamina D e ômega 3, além de praticar atividade física ao menos três vezes por semana, afirma um estudo suíço.

Entenda o estudo

  • Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, avaliaram 777 homens e mulheres com mais de 70 anos.
  • Eles testaram oito combinações de tratamento, tanto individualmente quanto em conjunto, ao longo de três anos.
  • A combinação de ômega 3, vitamina D e treinamento de força se mostrou mais eficaz em retardar o processo de envelhecimento, de acordo com os quatro relógios epigenéticos utilizados.
  • Além disso, os indivíduos que consumiram mais ômega 3 tiveram o envelhecimento biológico desacelerado em até quatro meses.

Os pesquisadores utilizam relógios epigenéticos para medir o envelhecimento biológico. Esses instrumentos registram as alterações químicas nas moléculas de DNA, conhecidas como metilação, e quantificam a diferença entre o envelhecimento biológico e o cronológico de um indivíduo.

5 imagens

O ômega-3 desempenha um papel crucial na prevenção de inflamações

Anchovas, sardinhas e salmão são peixes ricos em ômega-3
Vitamina D aumenta a imunidade e a saúde óssea
Atividade física ativa taxa metabólica
1 de 5

A vitamina D deve ser suplementada acompanhada de alimentos ricos em gorduras boas

Getty Images

2 de 5

O ômega-3 desempenha um papel crucial na prevenção de inflamações

Getty Images

3 de 5

Anchovas, sardinhas e salmão são peixes ricos em ômega-3

Carlosgaw/Getty Images

4 de 5

Vitamina D aumenta a imunidade e a saúde óssea

Getty Images

5 de 5

Atividade física ativa taxa metabólica

andreswd/ Getty Images

O estudo, com nome de DO-HEALTH, foi conduzido por Heike Bischoff-Ferrari e Steve Horvath. O objetivo era testar intervenções que promovessem maior expectativa de vida e que pudessem ser implementadas de forma fácil e segura por pessoas idosas.

“Este resultado amplia nossas descobertas anteriores do estudo DO-HEALTH, no qual esses três fatores combinados tiveram o maior impacto na redução do risco de câncer e na prevenção da fragilidade precoce ao longo de três anos, além de retardar o processo de envelhecimento biológico”, afirmou Heike à revista Nature.

A dose diária de 1 grama de ômega 3 apresentou eficácia, mas os benefícios aumentaram com a adição de uma dose de 2.000UI de vitamina D e 30 minutos de exercícios físicos, três vezes por semana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.