Blumenau é a quarta cidade do Brasil com mais empregos no setor de economia criativa

Unindo criatividade e inovação, o setor de economia criativa está entre os que mais crescem em Blumenau, no Vale do Itajaí. Segundo dados do CLP (Centro de Liderança Pública), a cidade ocupa a quarta posição no Brasil e lidera em Santa Catarina no número de empregos nessa área.

Carteira de trabalho ilustra que mais de 7000 empresas estão registradas no setor da na economia criativa em Blumenau

Mais de 7000 empresas estão registradas no setor da na economia criativa em Blumenau – Foto: Tony Winston/Agência Brasília/ND

Blumenau ficou em quarto no ranking de empregos na economia criativa

A liderança do ranking nacional é de Barueri (SP), com 10,64%, seguido de Santana do Parnaíba (SP), com 8,68%, e São Leopoldo (RS), com 7%.

Segundo a prefeitura, o crescimento apontado na pesquisa nacional já vinha sendo observado pela Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo).

No Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, o setor de Economia Criativa estava anteriormente vinculado ao de Turismo, Gastronomia e Comércio, mas, desde junho de 2024, passou a contar com um “eixo” exclusivo.

O principal objetivo desses “eixos” é reunir diferentes setores para buscar soluções conjuntas, envolvendo o poder público, universidades, entidades do terceiro setor e, claro, os empresários de cada área.

O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), comentou sobre o benefício  do avanço desse setor para a cidade.

“Todo setor econômico da cidade tem seu respectivo valor e temos que ser parceiros de quem gera emprego e renda na nossa cidade. A importância do Pedem, onde os eixos econômicos se reúnem para discutir mudanças em cada setor, é um exemplo do que podemos fazer para atuar como parceiros dos empresários”, comentou o prefeito.

Ranking mostrando Blumenau do setor criativo

Blumenau é a quarta cidade do país com mais empregos no setor criativo – Foto: Reprodução/Prefeitura de Blumenau/ND

O eixo de Economia Criativa publicou, no fim do ano passado, um diagnóstico completo do setor em Blumenau. Esse estudo mostra que  7.517 empresas estão registradas neste setor na cidade.

O diagnóstico também aponta que o setor emprega 8.489 pessoas, sendo os três que mais empregam ligados ao setor de Tecnologia da Informação, com 37,6%. Outro dado interessante é que todas as empresas juntas tiveram uma receita bruta aproximada de R$ 3,1 bilhões em 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.