Campo de Marte registra alta de acidentes fatais nos últimos anos

O Campo de Marte, localizado na Zona Norte de São Paulo, foi inaugurado em 1920 e, após mais de um século de vida, vem se tornando motivo de preocupação para as autoridades por conta do aumento do número de acidentes nos últimos anos.

  • Como é o caça brasileiro que abateu um avião do tráfico perto da Venezuela
  • Como é o sistema chinês capaz de interceptar caças dos EUA

Um levantamento divulgado pela CNN Brasil nesta sexta-feira (14), com base em dados cedidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), revelou que o número de acidentes com vítimas fatais em torno do primeiro aeroporto da capital paulista cresceu muito a partir de 2016.

No total, foram registrados 12 acidentes em um raio de até 3,5 km de distância da pista do Campo de Marte, resultando em 17 pessoas mortas. O último deles, ocorrido na manhã da sexta-feira, 7 de fevereiro, teve duas vítimas fatais.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Nesse caso, aliás, a tragédia poderia ter sido bem pior, já que a aeronave caiu minutos após a decolagem e acabou atingindo um ônibus em uma movimentada avenida, na Barra Funda. Sete pessoas que estavam em solo ficaram feridas.

Ônibus foi atingido por avião que decolou do Campo de Marte no início de fevereiro (Imagem: Reprodução/X)

Acidentes fatais no Campo de Marte

O acidente aéreo mais grave ocorrido no entorno do Campo de Marte aconteceu em março de 2016. Na ocasião, um avião monomotor turboélice bateu em uma casa na rua Frei Machado, pouco depois da decolagem, e matou as 7 pessoas a bordo.

Desde então, mais cinco acidentes, incluindo o de fevereiro de 2025, aconteceram nas imediações do Aeroporto Campo de Marte e acabaram resultando em mortes.

Confira a linha do tempo com os acidentes fatais no Campo de Marte:

  • 19/03/2016: monomotor atingiu casa logo após a decolagem e as 7 pessoas a bordo morrem;
  • 29/07/2018: avião Beechcraft C90, um turboélice, caiu no Campo de Marte após tentativas fracassadas de pouso. Apenas o piloto morreu;
  • 30/11/2018: aeronave Cessna 210N, que partia com destino a Jundiaí, caiu pouco após a decolagem e acerta uma residência na Casa Verde, em acidente que vitimou os dois tripulantes a bordo;
  • 08/07/2020: avião Beechcraft Baron 58 caiu na Avenida Braz Leme, próxima à cabeceira da pista, e matou o piloto;
  • 17/03/2023: helicóptero Robinson R44, que vinha do Guarujá para o Campo de Marte, caiu em um galpão na região da Barra Funda e vitimou os quatro ocupantes;
  • 07/02/2025: avião Beechcraft King Air F90, que ia para Porto Alegre, cai na Avenida Marquês de São Vicente segundos após a decolagem; piloto e passageiro morreram.

Leia também:

  • Latam abre mais de 900 vagas no Brasil; veja como se candidatar
  • Korean Air: 3 segredos da melhor companhia aérea do mundo

Vídeo: Quais os maiores aviões de passageiros do mundo?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.