Lula sobre obra de Cacá Diegues: “Representa a luta de nosso cinema”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do cineasta Cacá Diegues, aos 84 anos, nesta sexta-feira (14/2). Um dos fundadores do Cinema Novo, Diegues morreu devido a complicações de uma cirurgia.

Em nota, o chefe do Planalto lembrou a trajetória do cineasta. “Ganga Zumba, Xica da Silva, Bye, bye Brasil, e, mais, recentemente, Deus é Brasileiro mostram muito bem nossa história, nosso jeito de ser, nossa criatividade. E representam a luta de nosso cinema, que sempre se reergueu quando tentaram derrubá-lo”, ressalta o comunicado.

Nascido em Maceió, Alagoas, em 1940, Cacá Diegues foi diretor de cinema, ensaísta, roteirista e produtor. A carreira como cineasta se destacou principalmente pela contribuição à criação do Cinema Novo, consolidando-se como um dos mais atuantes cineastas brasileiros das últimas décadas.

Cacá Diegues era pai de quatro filhos, sendo dois deles do casamento com a cantora Nara Leão. Ele era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães. O cineasta deixa três netos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.