Conheça o telescópio Euclid, que tirou foto de fenômeno previsto por Einstein

O telescópio Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), flagrou um fenômeno espetacular previsto pelo físico Albert Einstein. Segundo informações da ESA publicadas em 10 de fevereiro, o observatório flagrou um dos chamados anéis de Einstein em 2023, quando ainda estava em sua fase de testes. E este é apenas um gostinho do que o Euclid pode oferecer à astronomia

  • Como funcionam os telescópios espaciais? Conheça os mais importantes
  • Qual a diferença entre telescópio profissional e amador?

A detecção impressionou os cientistas porque mostra o anel na galáxia NGC 6505, encontrada a apenas 590 milhões de anos-luz da Terra. “Um anel de Einstein é um exemplo de uma lente gravitacional forte”, disse Conor O’Riordan, autor principal do estudo que descreve a descoberta. “Todas as lentes fortes são especiais, porque são muito raras e incrivelmente úteis cientificamente. Essa é particularmente especial, porque está bem perto da Terra e o alinhamento a torna linda”, acrescentou. 

Anel de Einstein observado pelo telescópio Euclid (Reprodução/ ESA/Euclid/NASA, J.-C. Cuillandre, G. Anselmi, T. Li)

Em sua Teoria da Relatividade Geral, Einstein descreveu que a matéria distorce o tecido do espaço-tempo e a luz percorre esta distorção, acompanhando-a. Então, se acontecer um alinhamento entre um objetos como uma galáxia ao fundo e outra à frente, aquela na frente vai distorcer a luz da mais distante, formando um anel luminoso


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os anéis de Einstein são ótimos aliados para os cientistas estudarem a gravidade, bem como os efeitos da misteriosa matéria escura. “Esta descoberta é muito encorajadora para o futuro da missão Euclid, e demonstra suas capacidades fantásticas”, comentou Valeria Pettorino, cientista de projeto do telescópio. 

Lançamento do telescópio Euclid

Foi em julho de 2023 que o telescópio Euclid foi lançado com um foguete Falcon 9, da SpaceX. Enquanto isso, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, apoiava a operação monitorando o deslocamento do veículo. 

Monitoramento do foguete Falcon 9 durante lançamento do telescópio Euclid (Reprodução/CBLI)

O nome do observatório soa familiar? Se sim, é porque ele é uma homenagem a Euclides de Alexandria, matemático grego considerado o pai da geometria. Como a densidade da matéria e da energia estão profundamente ligadas à geometria do universo, nada mais justo do que a missão levar o nome dele.

E, de fato, estes são os objetivos do telescópio. Ele foi criado para explorar a evolução do universo escuro e promete desenvolver um mapa tridimensional do universo (no caso, a terceira dimensão é o tempo) observando bilhões de galáxias a até 10 bilhões de anos-luz de nós. 

Objetivos do telescópio Euclid

A ideia é que o telescópio Euclid ajude os cientistas a entenderem mais sobre a energia escura e a matéria escura; a primeira acelera a expansão do universo, e a outra, o crescimento das estruuras cósmicas. Assim, ao estudar a evolução cósmica nos últimos 10 bilhões de anos, o observatório pode mostrar como o universo se expandiu e se estruturou.

 

Desta forma, os cientistas podem descobrir mais sobre a natureza da energia escura, gravidade e matéria escura. Para colocar tudo isso em prática, o Euclid conta com seu módulo de serviços, que abriga os sistemas necessários para seu funcionamento, e o de carga útil — ali está um telescópio de 1,2 m de diâmetro e dois instrumentos científicos. Um é uma câmera sensível à luz visível, e o outro é um espectrômetro de infravermelho próximo

Segundo a ESA, as imagens obtidas pelo Euclid são pelo menos quatro vezes mais nítidas que aquelas feitas por estudos em solo. A agência estima que o telescópio opere por seis anos, mas sua missão pode ser estendida de acordo com a disponibilidade de gás para a propulsão. 

Leia também:

  • James Webb: o que o maior telescópio da NASA já descobriu sobre o universo 
  • Como escolher seu primeiro telescópio doméstico?

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.