Fim de semana com calorão e alerta de chuvas intensas em quase todo país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que 17 estados estão sob alerta laranja de chuvas intensas ou alerta amarelo de chuvas intensas, o que indica o quão úmido e chuvoso vai ser o fim de semana. Apesar das precipitações, o período vai ser de calor intenso em alguns locais, com a onda de calor concentrada na região Sudeste e no Centro-Oeste, como aponta a empresa de meteorologia Climatempo.

  • O que é índice pluviométrico e como ele mede milímetros de chuva?
  • Por que sentimos mais calor nos dias úmidos do que nos secos?

Considerando que estamos em pleno verão, a combinação de chuva e muito calor não é novidade. Entretanto, é preciso tomar algumas medidas de cuidado, ainda mais quem estiver nas áreas mais afetadas pelas chuvas intensas no fim de semana. A atenção deve ser redobrada nos momentos com pancadas de chuva, com pouco efeito na redução do calor.

Mapa de chuvas e onda de calor no Brasil
Alerta de chuvas intensas e onda de calor devem marcar o fim de semana na maior parte do país, indica previsão do tempo (Imagem de: Inmet)

A seguir, veja quais áreas serão mais afetadas pelas chuvas e pela onda de calor nos próximos dias:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Onda de calor vai durar até quando?

Nos últimos dias, alguns meteorologistas apontaram para a formação de uma nova onda de calor no país, que ainda não foi indicada pelo Inmet. Segundo a Climatempo, o fenômeno em que as temperaturas estão mais elevadas que o normal para a época deve se prolongar até o dia 24 de fevereiro. Em outras palavras, serão mais 10 dias de calor intenso, especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste.  

“A onda de calor abrangerá mais áreas em Mato Grosso do SulGoiás e no Distrito Federal, onde as temperaturas podem subir entre 5 °C e 7 °C acima da média”, aponta a empresa de meteorologia. Alguns estados do Sudeste, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também são afetados, incluindo no fim de semana.

O calor é indiscutível, com algumas pessoas sentindo mal-estar e fraqueza, mas não está previsto que a sensação térmica chegue aos 70 °C, como erroneamente viralizou nas redes sociais durante esta semana. 

Chuvas intensas em 17 estados

Em convívio com o calorão, estão as chuvas, que afetam 17 estados brasileiros. A seguir, confira os locais sob alerta amarelo de chuvas intensas do Inmet nos próximos dias:

  1. Acre;
  2. Amapá;
  3. Amazonas;
  4. Ceará;
  5. Goiás;
  6. Maranhão;
  7. Mato Grosso;
  8. Mato Grosso do Sul;
  9. Minas Gerais;
  10. Pará;
  11. Paraná;
  12. Piauí;
  13. Rio de Janeiro;
  14. Rondônia;
  15. Roraima;
  16. São Paulo;
  17. Tocantins.

Nos locais afetados pelo alerta do Inmet, a previsão é de que chova até 50 mm/dia. Além disso, os ventos podem alcançar uma velocidade de até 60 km/h. Por enquanto, o risco é baixo de “corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, pontua o instituto.

Alerta laranja de chuvas intensas

De forma sobreposta ao alerta amarelo, o Inmet também divulgou três alertas laranjas de chuvas intensas para o fim de semana no país. Os blocos de áreas mais afetados são:

  1. Litoral do Estado de São Paulo e do Paraná, além das capitais (São Paulo e Curitiba);
  2. Partes do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás;
  3. Litoral do Maranhão, Pará e Amapá, incluindo as capitais (São Luís, Belém e Macapá).

Nos locais de aviso por causa do alerta laranja de chuvas intensas, a situação muda. Isso porque pode chover até 100 mm/dia, com ventos atingindo uma velocidade de 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet.

Leia mais:

  • Tempestades severas no Rio e em São Paulo devem aumentar até 30% em 10 anos
  • Quarto maior lago do mundo se transforma em deserto; veja mudanças
  • 50 espécies são descobertas perto de vazamento de metano no fundo do mar

VÍDEO: descubra os riscos de deixar aparelhos conectados na tomada em tempestades

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.