Lula vai discutir xenofobia com presidente e premiê de Portugal

Brasília será palco da 14ª Cimeira Brasil-Portugal, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o presidente português, Marcelo Rebelo, e o premiê do país, Luis Montenegro. Durante o evento, na próxima terça-feira (19/2), a xenofobia contra brasileiros será alvo de discussões.

Segundo o Itamaraty, a situação da comunidade brasileira em Portugal, e as denúncias de racismo e xenofobia, serão temas centrais durante a reunião. A pasta não informou se as mudanças geopolíticas provocadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vão ser debatidas no evento.

Antes de se reunir com Lula, Rebelo receberá o título “honoris causa” na Universidade Federal de Pernambuco na segunda-feira (17/2).

O presidente português chega a Brasília na terça-feira (18/2), onde estão previstas reuniões com Lula e os chefes do Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e Senado Federal. À noite, já com a presença do premiê Luis Montenegro na capital federal, a delegação de Portugal será recebida em um jantar no Itamaraty.

A previsão é de que cerca de dez ministros portugueses participem da cimeira, onde se reunirão com seus homólogos brasileiros para discussões sobre temas como saúde, ciência, justiça, economia, meio ambiente, democracia, desinformação, extremismo e a defesa do português como língua oficial da ONU

Durante o evento, diversos acordos bilaterais devem ser assinados entre Brasília e Lisboa e uma declaração final deve ser publicada pelos dois governos.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.