Arm quer entrar no mercado de servidores com processadores próprios

Novos rumores publicados pelo Financial Times dizem que a Arm planeja lançar sua linha própria de processadores mobile nos próximos meses. Sua estreia nesse segmento já aconteceria com a Meta, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, como primeiro grande cliente. A revelação dos novos produtos pode acontecer no meio deste ano.

  • 4 vantagens da arquitetura ARM em relação à x86
  • Quais as diferenças entre processadores x86 e ARM?

O foco da Arm com esses processadores é o mercado de data centers e servidores. A fabricação será por conta da Ampere Computing, empresa que a Softbank, dona da Arm, planeja adquirir nos próximos meses.

Segundo as informações do FT, a Arm não deve atuar no mercado de consumidor com chips de baixo consumo, já que isso traria conflitos de interesse com processadores da Qualcomm e Apple, que usam a tecnologia da empresa e estão disponíveis no novo segmento de AI PCs e Arm on Windows.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Fabricação pode acontecer com a TSMC e Intel

Em relação à produção, a TSMC deve ser a responsável, mas existe ainda a possibilidade de a Intel e seu novo processo de fabricação 18A (que ainda não estreou no mercado de processadores) participar de alguma forma também.

CPU Ampere Computing
A Ampere Computing já tem experiência no mercado de CPUs para data centers (Imagem: Ampere Computing/Divulgação)

Caso a Arm realmente venha a entrar nesse segmento de CPUs para servidores, ela brigaria contra a Intel e AMD e chegaria em um momento em que a disputa entre as duas empresas está mudando de figura. O Time Vermelho passou sua rival nesse mercado no ano passado, algo inédito nessa briga.

Já em relação a aceleradores dedicados para IA em data centers, a NVIDIA segue liderando com muita folga o segmento e o surgimento da Arm nessa nova empreitada não mexeria com a liderança do Time Verde nesse sentido.

Veja mais do CTUP:

  • 10 jogos mais vendidos da história
  • Comparativo entre placas da linha NVIDIA GeForce RTX

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.