Porto Rico: o que fazer na ilha caribenha homenageada por Bad Bunny

Ilha caribenha e território dos Estados Unidos (EUA), Porto Rico ganhou visibilidade global no último mês com o lançamento do álbum Debí Tirar Más Fotos, do cantor Bad Bunny. Em seu novo trabalho, o artista celebra as raízes de onde nasceu, unindo memórias e resistência cultural.

Com o sucesso do álbum nas plataformas de streaming, o interesse por Porto Rico disparou não só pela sua música contagiante, mas também pelo turismo local.

5 imagens

Benito se tornou um "queridinho" de marcas de luxo

O artista em apresentação em Miami
Nos palcos, cores e estampas marcam a personalidade de Bad Bunny
Benito no Met Gala 2024
1 de 5

Bad Bunny

Jacquemus/Divulgação

2 de 5

Benito se tornou um “queridinho” de marcas de luxo

Francois Durand/Getty Images

3 de 5

O artista em apresentação em Miami

John Parra/Getty Images

4 de 5

Nos palcos, cores e estampas marcam a personalidade de Bad Bunny

Theo Wargo/Getty Images

5 de 5

Benito no Met Gala 2024

Kevin Mazur/MG24/Getty Images

Pensando nisso, o Metrópoles conversou com as viajantes Camili Brito e Alessandra Fratus, que compartilharam dicas interessantes sobre o que fazer em Porto Rico. A ilha ostenta mais que praias paradisíacas – o destino oferece uma mistura de cultura, história e gastronomia que encanta os visitantes.

Confira abaixo:

Lugares imperdíveis em Porto Rico

  • Old San Juan: distrito histórico de Porto Rico e Patrimônio Mundial da UNESCO.
  • Culebra e Fajardo: ideais para quem ama mergulho e águas cristalinas. Os passeios geralmente são feitos de barco ou catamarã.
  • Floresta Nacional El Yunque: considerada a única floresta tropical dos Estados Unidos, tem cachoeiras e trilhas.
  • La Placita de Santurce: área com muitos bares, restaurantes e música ao vivo. Ambiente perfeito para quem quer curtir a noite em San Juan.
  • Toro Verde Adventure Park: possui a maior tirolesa do continente americano, com 2,5 km de extensão, localizada em Orocovis.

A brasileira Camili Brito, que atualmente mora em Nova York (EUA), visitou Porto Rico pela primeira vez em 2021. Dona do blog Camili Viaja, a influenciadora de lifestyle e beleza conta que é um destino que tem muito a oferecer, começando pelo Old San Juan, distrito de San Juan, capital da ilha.

“É um local encantador, com ruas de paralelepípedos, casinhas coloridas, arquitetura colonial e uma atmosfera vibrante. É onde se concentram diversos bares e restaurantes, e o famoso forte Castillo San Felipe del Morro, um dos cartões-postais da ilha”, diz a viajante.

Alessandra Fratus, do blog Tô Pensando em Viajar, compartilha a mesma opinião sobre Old San Juan. “É essencial para conhecer a ilha pela primeira vez. Este é o bairro onde a capital de Porto Rico nasceu e a segunda cidade mais antiga do hemisfério oeste — foi fundada em 1520”, conta a viajante.

4 imagens

Floresta Nacional El Yunque

Ilhas de Culebra
Bandeira de Porto Rico
1 de 4

Old San Juan

Getty Images

2 de 4

Floresta Nacional El Yunque

Getty Images

3 de 4

Ilhas de Culebra

Getty Images

4 de 4

Bandeira de Porto Rico

Getty Images

Praias

Camili também sugere conhecer as “incríveis” praias próximas à capital, como a Playa Condado, que fica em frente a um hotel famoso, e Isla Verde, localizada na região de Carolina, a cerca de 20 minutos de San Juan. “Ambas são de fácil acesso e têm ótima estrutura”, emenda.

Caso queira explorar além da capital, a brasileira indica alugar um carro. “Já fui para Isabela, que fica a cerca de 2h30 de San Juan. É um destino incrível para quem ama praias paradisíacas, como Playa Montones e Playa Jobos, com águas cristalinas e ótima estrutura para passar o dia.”

Destinos menos conhecidos

Alguns lugares pouco conhecidos em Porto Rico também podem oferecer experiências inesquecíveis e, muitas vezes, mais baratas. A viajante Alessandra Fratus recomenda fortemente uma visita a Loíza, conhecida como a “Capital da Tradição”.

“A cidade fica a menos de meia hora de distância de San Juan. Por lá, você pode conhecer mais sobre as tradicionais ‘máscaras caretas’, esculpidas na casca de coco por artesãos locais e usadas pelos Vejigantes na Fiesta de Santiago Apóstolo”, explica Fratus.

Um passeio de barco até a Isla Culebra para conhecer a Playa Flamenco, uma das 10 praias mais bonitas do mundo, também é essencial. Vale incluir ainda uma visita às baías bioluminescentes de Porto Rico, como Laguna Grande, em Fajardo; Mosquito Bay, na Ilha de Vieques; e La Parguera, em Lajas.

Foto colorida de Baía bioluminescente de Porto Rico - Metrópoles
Baía bioluminescente de Porto Rico

Gastronomia porto-riquenha: o que experimentar?

  • Mofongo: feito com banana-da-terra amassada e temperada, é um dos pratos mais tradicionais da ilha.
  • Piña colada: originária de Porto Rico, a bebida leva rum, abacaxi e leite de coco.
  • Tostones: rodelas de banana-da-terra verde fritas e amassadas, parecidas com batatas ao murro.
  • Arroz mamposteao: prato tradicional que combina arroz, feijão e sofrito (um refogado típico).
  • Coquito: batida de coco semelhante à brasileira, muito consumida na ilha.

Para Alessandra Fratus, a gastronomia de Porto Rico é uma ótima maneira para conhecer as raízes porto-riquenhas, que apresenta forte influência das culturas espanhola, africana e taina (povo indígena que habitava essa região). Ela recomenda experimentar o prato mais famoso da ilha: o mofongo.

Como indicação de lugar para tomar uma boa piña colada, a nova-iorquina de coração Camili Brito cita o Restaurante Barrachina, que alega ter criado a receita original da bebida.

3 imagens

Tostones

Piña colada
1 de 3

Mofongo

Getty Images

2 de 3

Tostones

Getty Images

3 de 3

Piña colada

Getty Images

Hospedagem e idioma

Para facilitar a locomoção pela ilha, Camili sugere que os turistas fiquem em regiões centrais. “Os melhores bairros para se hospedar em San Juan são Condado Beach, Miramar e Old San Juan. São bem localizadas e têm fácil acesso às atrações turísticas.”

O idioma oficial de Porto Rico é o espanhol, mas o inglês também é falado. Quanto à segurança, a viajante relata uma experiência positiva. “San Juan me pareceu um destino superseguro. As pessoas são extremamente educadas e simpáticas, sempre cumprimentando e tornando a experiência ainda mais agradável”, relata Camili.

Melhor época para visitar Porto Rico

Segundo Alessandra Fratus, Porto Rico pode ser visitada o ano todo. Porém, o ideal é evitar a temporada de furacões, de junho a setembro.

“Uma boa dica para economizar é usar os cartões de débito de contas internacionais, que usam o câmbio do dólar comercial, mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos. Além disso, cobra apenas 1,1% de IOF”, explica a viajante.

Como a moeda oficial é o dólar americano, os custos na ilha podem ser considerados médios a altos, principalmente na capital e em áreas turísticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.