Antes de agredir idoso, motorista de Porsche gritou: “Tenho dinheiro”

São Paulo — A Justiça de São Paulo atendeu ao pedido de prisão temporária de Richard Henrique Julião (foto em destaque), de 21 anos, motorista de um Porsche que agrediu um homem de 78 anos na última quarta-feira (12/2), em Praia Grande, no litoral paulista. O agressor deve responder por tentativa de homicídio com os agravantes de motivo fútil, meio cruel, impossibilidade de defesa e pela vítima ter mais de 60 anos.

A vítima foi agredida após reclamar do barulho que o motorista fazia, propositalmente, com o motor do Porsche. Gravações (veja abaixo) mostram moradores do prédio reclamando com o dono do carro, que acelerava o veículo ostentando o som do motor.

Ainda antes da agressão, é possível ouvir a discussão entre Richard Julião e uma moradora, que alega ter mais educação que ele. O motorista então grita: “Eu tenho dinheiro, sua pobre”.

Veja o vídeo


Relembre o caso

  • O caso aconteceu na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Aviação, onde o agressor acelerava o carro de luxo em frente à residência da vítima.
  • Moradores do prédio, incluindo a vítima, desceram até a rua para pedir ao condutor que parasse com o barulho.
  • Sem cessar o barulho, o homem continuou acelerando, quando a vítima decidiu se aproximar do veículo de luxo para conversar. Porém, ao se aproximar, o morador foi xingado e atingido por um chinelo.
  • O motorista do veículo se dirigiu até a vítima e começou a desferir socos, derrubando o homem de 78 anos no chão.
  • Ele tentou se levantar, mas foi novamente derrubado com agressões.
  • No vídeo feito por uma moradora, é possível ouvir o motorista ofendendo os moradores e ostentando seu dinheiro. “Eu tenho dinheiro, sua pobre”, provocou o agressor.
  • Conforme boletim de ocorrência, o motorista também estava acompanhado por um passageiro e um motociclista, que foram flagrados chutando a vítima antes de afastar o autor dos ataques.
  • Após as agressões, os suspeitos fugiram. Pessoas que estavam no local socorreram a vítima, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado.
  • Com hematomas na cabeça, rosto, nariz e olho, o morador foi levado ao Pronto-Socorro (PS) Central de Praia Grande.
  • Segundo a SSP, o caso foi registrado como lesão corporal e difamação pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade.
  • A Polícia Civil investiga o paradeiro do motorista do Porsche.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que o veículo envolvido no crime foi apreendido pela Polícia Militar na tarde dessa sexta-feira (14/2), na Rua Jorge Augusto, Vila Centenário, zona leste da Capital.

A pasta lembra ainda que o homem, de 21 anos, já se envolveu em um episódio de desacato contra guardas civis municipais, em janeiro, e foi denunciado por dano em 2023 e ameaça e violência doméstica em 2021. Os dois últimos casos citados foram registrados na 7ª Delegacia de Proteção ao Idoso da Capital, mas não tiveram prosseguimento por não ter havido representação criminal dentro do prazo legal, de acordo com a legislação vigente. Ele ainda foi investigado por meio de um inquérito policial para apurar os crimes de associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro, o qual já foi relatado à Justiça.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.