Confira 3 vegetais cheios de colágeno que retardam o envelhecimento

O colágeno é uma importante proteína para a saúde da pele, cabelos e ossos. Apesar de ter origem animal, é possível impulsionar a produção e a manutenção do composto por meio de uma alimentação rica em vitamina C e antioxidantes.

Essa proteína desempenha diversas funções no organismo, contribuindo para o bem-estar e a beleza a longo prazo. “Para pele, tem sua importância na firmeza e elasticidade, diminuindo flacidez e rugas, que tanto incomodam mulheres e, atualmente, homens também”, descreve a nutricionista Larissa Santos.

De acordo com a profissional, o colágeno é uma das proteínas mais abundantes no corpo. Contudo, com o passar do tempo, essa produção diminui, sendo necessário suplementar o composto de alguma forma.

Dieta pouco calórica e rica em colágeno

Alguns alimentos, como gelatina e caldo de ossos, são ricos na proteína. Contudo, existem ainda opções pouco calóricas, como vegetais, que podem ser incluídas na dieta de forma a turbinar a produção de colágeno – além de oferecer outros benefícios.

Entre eles, os mais indicados por Larissa são:

  • Espinafre: cuja consumo pode ser feito cru, em saladas.
  • Couve: pode ser refogado no alho e azeite.
  • Rúcula: assim como os outros dois, pode ser colocado em saladas.

Além disso, esses vegetais podem ser adicionados a caldos, omeletes, wraps, tortas e sopas. “O que irá potencializar a ação antioxidante“, explica a nutricionista, que atua no Hospital Anchieta.

Esses alimentos são ricos em vitamina C, que faz parte do processo da síntese de colágeno no organismo. Eles ainda contêm antioxidantes, que combatem radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Segundo Larissa, os vegetais citados ainda aumentam a imunidade, contribuem para um processo de desintoxicação do corpo, além de terem ação anti-inflamatória.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.