8 desenhos animados que marcaram os anos 1990

Parte considerável da vida de muitos brasileiros, que assistiam diariamente programas de auditório, novelas e telejornais, a televisão dos anos 1990 é lembrada até hoje com muita nostalgia, graças aos títulos memoráveis de sua programação.

  • 8 desenhos animados que marcaram os anos 1980
  • 10 desenhos animados antigos para assistir na HBO Max

Os desenhos animados, em especial, tiveram um apelo ainda mais considerável na época, já que dominaram as manhãs dos canais abertos – com animações como O Fantástico Mundo de Bobby (1990) e X-Men: The Animated Series (1992) – e ganharam destaque também na TV fechada – como é o caso de Doug (1991), mais tarde também exibido na TV Cultura.

Para relembrar alguns desses títulos icônicos, lançados ao longo da década e que viraram febre no Brasil, o Canaltech fez uma lista de 8 desenhos animados que marcaram os anos 1990. Os títulos estão listados conforme seu ano de lançamento e têm indicação se estão ou não disponíveis em plataformas de streaming no Brasil. Confira!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Desenhos animados que marcaram os anos 1990

  1. O Fantástico Mundo de Bobby (1990)
  2. Doug (1991)
  3. Rugrats: Os Anjinhos (1991)
  4. X-Men: The Animated Series (1992)
  5. Sailor Moon (1992)
  6. Pinky e o Cérebro (1995)
  7. Timão & Pumba (1995)
  8. Pokémon (1997)

1. O Fantástico Mundo de Bobby

Desenho animado lançado nos Estados Unidos em 1990, O Fantástico Mundo de Bobby é uma animação sobre a vida de Bobby Generic, um menino de 4 anos que tem uma imaginação fértil e adora sonhar acordado.

 

Criado pelo comediante Howie Mandel, que também fez as vozes de Bobby e de seu pai Howard, o desenho estreou no Brasil em 1993, inicialmente transmitido no Show Maravilha do SBT e, mais tarde, nos programas Casa da Angélica, Bom Dia e Cia e Sábado Animado.

Atualmente, as sete temporadas (81 episódios) de O Fantástico Mundo de Bobby não estão disponíveis em nenhuma plataforma de streaming.

2. Doug

 

Programa que marcou diferentes gerações, Doug é uma sitcom criada pelo cartunista Jim Jinkins em 1991. Nascida do caderno de esboços do desenhista, a animação narra as aventuras de Doug Funnie, um garoto que vive os dilemas da pré-adolescência (como as dificuldades do colégio e o primeiro amor pela adorável Paty Maionese) e escreve sobre todas elas em seu diário.

Lançada na TV por assinatura do Brasil em 1994, a série virou frisson no país apenas no ano seguinte, quando desembarcou na TV Cultura com os episódios dublados em português.Os capítulos que chegaram por aqui, inclusive, fazem parte da chamada fase Disney (Doug teve três temporadas iniciais da Nickelodeon feitas em outro formato), que somam ao todo três temporadas de 64 episódios.

As três temporadas da fase Disney de Doug podem ser assistidas no Disney+. A produção Doug: O Filme também está disponível na plataforma.

3. Rugrats: Os Anjinhos

 

Desenho animado original da Nickelodeon, Rugrats: Os Anjinhos é uma animação de 1991 criada por Arlene Klasky, Gábor Csupó e Paul Germain. Estrelado por um grupo de bebês formado por Tommy e seus amigos e a prima mais velha Angélica, o show gira em torno de crianças travessas, que vivem aventuras ainda maiores e mais perigosas em sua imaginação.

Transmitida no Brasil inicialmente pela Nickelodeon, a série teve seus direitos de exibição mais tarde adquiridos pela TV Cultura e o SBT (Bom Dia e Cia e Sábado Animado), e chegou à TV Globo (TV Globinho) apenas nos anos 2000.

Atualmente, as nove temporadas (172 episódios) de Rugrats: Os Anjinhos não estão disponíveis em nenhuma plataforma de streaming.

4. X-Men: The Animated Series

 

Segunda tentativa da Marvel Comics de fazer uma animação dos X-Men (já que X-Men: Pryde of the X-Men nunca saiu de seu episódio piloto), X-Men: The Animated Series é um desenho animado da Fox Kids, lançado em 1992.

Focado no grupo de super-heróis mutantes liderados pelo Professor Charles Xavier, o seriado acompanha as aventuras vividas pela equipe durante sua luta contra os Sentinelas (robôs criados para capturá-los), vilões poderosos, o preconceito da sociedade e seus próprios problemas pessoais.

Programa de enorme repercussão no Brasil, o desenho desembarcou por aqui na TV Globo, sendo exibido pela TV Colosso ainda no início dos anos 1990 e, mais tarde, pela TV Globinho.

As cinco temporadas (76 episódios) de X-Men: The Animated Series podem ser vistas no Disney+. O revival da série produzido em 2024 e chamado X-Men ’97 também está disponível no streaming.

5. Sailor Moon

Sailor Moon é baseado no mangá de mesmo nome (Imagem: Divulgação/Toei Animation)

Animação japonesa da Toei Animation, parte da franquia Super Sentai, Sailor Moon é um desenho animado baseado no mangá de mesmo nome escrito por Naoko Takeuchi. Lançado na TV Asahi do Japão em 1992, o seriado narra as aventuras de Usagi Tsukino, uma estudante comum do Ensino Fundamental, que descobre ser uma guerreira mágica destinada a salvar a Terra das forças do mal.

Anime do gênero magical girl, o show transformou-se em um sucesso mundial – dando origem ainda a filmes, jogos de videogame e até uma série reboot –, e estreou no Brasil em 1996 na extinta TV Manchete. Mais tarde, o programa também foi exibido pela Cartoon Network e Record, no programa Eliana & Alegria.

As cinco temporadas originais de Sailor Moon podem ser vistas no Prime Video. Na Netflix é possível assistir a Sailor Moon Crystal, nova versão do anime, além do conjunto de 38 episódios que correspondem à terceira temporada do show original, Sailor Moon S.

6. Pinky e o Cérebro

 

Originalmente parte do Animaniacs, segmento de desenhos na Warner, Pinky e o Cérebro é uma sitcom criada por Tom Ruegger com produção executiva de Steven Spielberg 

Lançada em 1993 no bloco de programação infantil da The WB, a série narra as peripécias de dois ratos de laboratório – Pinky, um roedor alto e magricelo, e Cérebro, seu parceiro baixinho e atarracado – que fazem planos mirabolantes para dominar o mundo.

Conhecidos no Brasil tanto por seus curtas no Animaniacs quanto por seu programa solo, Pinky e o Cérebro foi transmitido por aqui pelo Cartoon Network e TV Globo.

As duas primeiras temporadas (25 episódios) de Pinky e o Cérebro podem ser assistidas na Max.

7. Timão & Pumba

Série de comédia produzida pela Disney, Timão & Pumba é um desenho animado baseado na dupla de personagens homônimos apresentados em O Rei Leão (1994). Lançado em 1995, o show acompanha as aventuras vividas pelo suricato Timão e o javali Pumba enquanto eles vivem sob a filosofia do hakuna matata (algo como “não se preocupe”).

 

Lançado nos Estados Unidos na CBS e Toon Disney, o seriado chegou ao Brasil pelo Disney Channel, sendo mais tarde exibido pelo SBT e pela TV Globo.

As três temporadas (85 episódios) de Timão & Pumba fazem parte do catálogo do Disney+.

8. Pokémon 

Anime lançado na TV Tokyo em 1997, Pokémon é uma animação baseada na série de videogames de mesmo nome publicada pela Nintendo e The Pokémon Company.

 

Parte de uma das franquias de mídia mais rentáveis de todos os tempos, a série já teve 26 temporadas (cada uma chamada por um subtítulo específico), além de um spin-off, vários especiais, 23 filmes de animação e um longa-metragem live-action.

Sua história segue os passos de Ash, um garoto que quando atinge a maioridade sai pelo mundo a fim de realizar seu sonho de ser um Mestre Pokémon. Como um treinador das criaturas, ele vive altas aventuras ao lado de seu parceiro Pikachu e dos amigos Brock e Misty.

A primeira temporada de Pokémon (Pokémon: Liga Índigo) pode ser assistida na Netflix, que conta ainda com vários especiais derivados do anime. Já o filme live-action Pokémon: Detetive Pikachu está disponível na Max.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.