“Dentro do avião, estou na minha casa”, disse vítima de acidente aéreo

São Paulo — O piloto do avião que caiu, na manhã deste sábado (15/2), em um canavial na cidade de Quadra, região metropolitana de Itapetininga, no interior de São Paulo, tinha décadas de experiência. Nelson José Ponzoni, de 77 anos, estava no voo com esposa, a psicóloga Vivien Bonafer Ponzoni, de 74. Eles viajavam em uma aeronave particular de pequeno porte.

Em campanha para o Dia do Aviador, publicada em outubro de 2019, Nelson falou sobre o amor que tinha pela profissão. “Sempre fui aviador e na outra encarnação quero voltar para ser de novo”, declarou no vídeo.

Nas imagens, ele aparece sorrindo. “Quando eu me sinto dentro do avião, estou na minha casa. É o lugar no qual sinto mais calma”, disse. “Eu e o avião temos uma intimidade adorável”, acrescentou o piloto.

4 imagens

O avião caiu neste sábado (15/2) em canavial

Vivien Bonafer Ponzoni e Nelson Ponzoni
Nelson e Vivien estavam juntos na aeronave
1 de 4

Vítima de acidente aéreo, o piloto Nelson Ponzoni tinha décadas de experiência em aviação

Facebook/Reprodução

2 de 4

O avião caiu neste sábado (15/2) em canavial

Facebook/Reprodução

3 de 4

Vivien Bonafer Ponzoni e Nelson Ponzoni

Instagram/Reprodução

4 de 4

Nelson e Vivien estavam juntos na aeronave

Facebook/Reprodução

Quem eram as vítimas 

Natural de Santana de Paranaíba, na região metropolitana de São Paulo, Nelson Ponzoni estudou administração de empresas na Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo as redes sociais dele, trabalhou como piloto na extinta companhia Varig. Além disso, foi comandante na Azul Airlines.

Vivien Bonafer Ponzoni era psicóloga, psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae, didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Além disso, tornou-se terapeuta de família e casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP).

Também atuou como professora e interlocutora clínica no Instituto Sistemas Humanos de São Paulo e Sorocaba. Na trajetória profissional, Vivien escreveu livros.


O que se sabe

  • O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h25 para atender a ocorrência de queda de uma aeronave de pequeno porte.
  • O acidente aconteceu em um canavial na Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, na cidade Quadra, região metropolitana de Itapetininga, interior de São Paulo.
  • Dois corpos foram encontrados carbonizados, segundo os bombeiros.
  • As vítimas são o piloto, Nelson Ponzoni, e a esposa, Vivien Bonafer Ponzoni.
  • Eles viajavam em uma aeronave própria, de modelo  CT-U, com dois assentos.
  • O avião realizaria um sobrevoo pela região e depois pousaria no mesmo local em que decolou, o Clube de Voo Aeroquadra.
  • Uma testemunha disse ao Metrópoles que a aeronave caiu logo após a decolagem.
  • O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve no local da tragédia.

Em imagens feitas no local do acidente, é possível ver o fogo em meio à plantação. A fumaça tomou conta do local do acidente. Veja:

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.