Ataque a faca deixa um morto e quatro feridos na Áustria

Um adolescente de 14 anos foi morto e outras quatro pessoas ficaram feridas em um ataque com faca no sul da Áustria no sábado (15/2). A informação foi divulgada pela polícia, que afirma ter detido o agressor, um requerente de asilo sírio de 23 anos.

“Um homem atacou aleatoriamente com uma faca pessoas que estavam passando” na pequena cidade de Villach, disse o porta-voz da polícia, Rainer Dionisio. “Uma vítima, um garoto de 14 anos, morreu”, afirmou. Dois homens ficaram gravemente feridos e outros dois tiveram ferimentos mais leves, disse ele.

O ataque ocorreu no meio da tarde no centro dessa cidade, capital da região da Caríntia, conhecida por acolher competições de esportes de inverno. Um entregador de comida, também de nacionalidade síria, presenciou a cena e jogou sua bicicleta contra o agressor, que ficou levemente ferido. O autor do ataque foi preso “logo após o ocorrido”, segundo o porta-voz da polícia da cidade.

A suspeito não tinha passagem pela polícia e nada se sabe até o momento sobre o que motivou seu ato. No entanto, a polícia já informou que se trata de um requerente de asilo, que estava com documentos em ordem e vivia em um alojamento na região.

“Vídeos da prisão mostram o autor do crime rindo” após ter sido detido, diz Rainer Dionisio. Testemunhas afirmam ter ouvido gritos de “Allah Akbar” (“Alá é o maior”, em árabe) durante o ataque.

“Parecia uma imagem saída de um filme de terror”, testemunhou o dono de um restaurante nos arredores em entrevista a imprensa local. “Tudo aconteceu rapidamente […] Nosso funcionário trancou o bar e manteve os clientes dentro”, relatou.

Esse ataque ocorre dois dias depois de um atentado com um carro em Munique, na Alemanha. Uma menina de dois anos e sua mãe, vítimas do episódio, morreram neste sábado devido aos ferimentos sofridos no ataque. Mais de 30 pessoas ficaram feridas.

Um requerente de asilo afegão de 24 anos foi preso em Munique, de acordo com a polícia alemã. Ele citou motivos islâmicos para seu ato.

Leia essa e outras notícias na RFI, parceira do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.