Pedágio sem cancelas vai mudar em breve; entenda

O pedágio sem cancelas, também conhecido como free flow, vai passar por mudanças importantes nos próximos meses. Esse novo modelo elimina as barreiras físicas e as praças tradicionais, trocando por pórticos com sensores que fazem a identificação e a cobrança dos veículos. E, em breve, todas as praças do pedágio free flow serão integradas a um único sistema.

  • Pedágio sem cancela: como usar o Free Flow e evitar multas
  • Pagar pedágio com dinheiro ficará mais difícil no Brasil; entenda

Essa mudança é essencial para facilitar a cobrança dos motoristas. No formato atual, o que acaba acontecendo é que não existe um acesso centralizado às cobranças. Desde outubro de 2024, o Contran, por meio da resolução nº 1.013, determinou que todas as cobranças estejam disponíveis na Carteira Digital de Trânsito, além dos canais das concessionárias que administram as rodovias.

Pedágio sem cancela vai passar por mudanças em breve (Imagem: Divulgação/Ecovias)

Entretanto, essa integração ainda não foi efetuada, porque o sistema das operadoras e do Senatran não estão unificados. Portanto, mesmo com a regulamentação do Contran, as alterações ainda não foram realizadas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Outras mudanças do pedágio sem cancelas

O prazo para o pagamento do pedágio também foi ampliado pela mesma determinação do Contran, o que ampliou o vencimento de 15 para 30 dias. Além desses pontos, há novas mudanças em curso, e que também prometem melhorar a identificação dos pedágios sem cancela.

As placas nas rodovias passarão por mudanças que visam facilitar a identificação dos pontos do pedágio free flow. Inclusive, esse termo não será mais utilizado nas placas. Em vez disso, o nome será alterado para pedágio eletrônico, para tentar facilitar a comunicação com os motoristas.

Em breve, as placas vão trocar o free flow por pedágio eletrônico, para faciliar a comunicação (Imagem: Reprodução/Econoroeste)

Alguns condutores reclamaram que não percebiam que tinham passado por um posto de pedágio sem cancela. Com a nova comunicação, o objetivo é evitar essas situações, para que o motorista consiga identificar de modo rápido o pedágio free flow.

Leia também:

  • Lei da cadeirinha: o que é mito e verdade nas mudanças noticiadas
  • Jeep Avenger: 5 detalhes que já sabemos sobre o mini Renegade
  • 5 dicas para manter seu carro sempre como novo

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.