INMET faz alerta de chuva em quase todo o país e calor continua

Na segunda-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) lançou o informativo meteorológico da semana, com um alerta para chuva em quase todo o país. No entanto, o calor continua. A combinação de calor e umidade traz inclusive instabilidade para algumas regiões.

  • Por que o calor está tão intenso e atípico no Brasil? Entenda
  • Onda de calor vai afetar São Paulo e outros estados do Sudeste e do Nordeste

Segundo a projeção do INMet, os acumulados durante a semana que podem ultrapassar 50 mm nas Regiões Norte, oeste do Mato Grosso e Região Sul.

O grande alerta (vermelho) fica para os acumulados de chuvas acima de 80 mm, que podem ocorrer em uma ampla área da Região Norte, oeste do Mato Grosso e norte do Maranhão e do Piauí. Confira a previsão por região:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Norte

Na Região Norte, o alerta é amarelo. As instabilidades associadas ao calor e à alta umidade mantêm as pancadas de chuva ao longo da semana em grande parte da região, com exceção de grande parte de Roraima, onde as chuvas serão mais escassas.

No entanto, o INMET projeta que as chuvas podem superar 100 mm no Acre, sudoeste e noroeste do Amazonas e faixa central e nordeste do Pará. Ou seja: alerta vermelho.

Nordeste

No Nordeste, as chuvas previstas acima de 80 mm atingem parte do Maranhão, do Piauí e litoral do Ceará. Na faixa leste da região, as chuvas acontecem em pontos isolados na forma de pancadas de chuva.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade mantém as áreas de instabilidade no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, que favorecerá as pancadas de chuvas ao longo da semana.

Sudeste

Na Região Sudeste, o INMET diz que a tendência é de tempo firme em grande parte de Minas Gerais, com possibilidade de pancadas de chuvas típicas de verão, devido à combinação de calor e umidade no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

“Em São Paulo, a semana inicia com tempo firme em grande parte da região, contudo, a passagem de um sistema frontal pelo oceano favorecerá as instabilidades principalmente na faixa leste do estado. Os maiores acumulados de chuvas estão previstos para o sudeste de São Paulo, com volumes acima de 60 mm”, diz o alerta.

Sul

Por fim, no Sul, há um alerta laranja. A semana traz áreas de instabilidade por causa da atuação de um sistema frontal no oceano.

O sistema avançará para o oceano, permitindo que o tempo volte a ficar firme em grande parte do Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira (19). Em Santa Catarina e Paraná, a tendência é de pancadas de chuva ao longo da semana.

Leia também:

  • Ondas de calor vão piorar no Brasil, se medidas não forem adotadas
  • Sensação térmica de 70 ºC nos próximos dias? “Difícil”, diz especialista

VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.