Fórum Nacional de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil promove troca de experiências

O Fórum Nacional de Boas Práticas da Proteção e Defesa Civil teve início nesta terça-feira (18) com um ambiente inovador e interativo. O evento, realizado de forma totalmente virtual e imersiva em 3D, reuniu especialistas e gestores para compartilhar experiências e discutir soluções para aprimorar a gestão de riscos e desastres no Brasil.

A abertura contou com a presença do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e da secretária-adjunta da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Petula Ponciano, que destacaram a importância da troca de conhecimentos e da articulação entre as diferentes esferas de governo e a sociedade civil.

Além da solenidade de abertura, o primeiro dia do Fórum trouxe uma série de palestras no auditório virtual. Entre os participantes, estiveram Paulo Falcão, diretor de Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil, Reinaldo Estelles, coordenador-geral de articulação do MIDR, e Tiago Schnnor, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Durante sua participação, Paulo Falcão destacou a atuação integrada na resposta aos desastres no Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, ressaltando a colaboração entre municípios, estado, União e sociedade civil. “Esse trabalho no Rio Grande do Sul foi realizado de forma integrada por diversos órgãos, tanto da defesa civil municipal, estadual e federal, quanto de diferentes setores da administração pública. Além disso, contamos com o apoio fundamental da sociedade civil organizada e do voluntariado, o que foi essencial para reduzir a letalidade da tragédia”, afirmou Falcão.

Outro tema abordado foi a implementação do Auxílio Reconstrução, benefício de R$ 5.100 por família, disponibilizado pelo Governo Federal para apoiar a população afetada pelas enchentes no estado. O especialista explicou os desafios enfrentados para garantir que os recursos chegassem às famílias atingidas de forma ágil e segura. “Foi um grande aprendizado – e ainda está sendo, porque esse auxílio ainda não terminou. Para a Defesa Civil Nacional, foi uma experiência nova, que exigiu o desenvolvimento de soluções no calor do desastre. Sabemos que esse valor não resolve completamente a situação, mas ajuda a mitigar os danos, permitindo a compra de itens essenciais, como eletrodomésticos e outros bens de primeira necessidade”, destacou.

Além das palestras, o Fórum contou com oficinas interativas sobre temas essenciais para o fortalecimento da proteção e defesa civil no país.

O Fórum Nacional de Boas Práticas segue nesta quarta-feira (19), com mais debates sobre gestão de riscos, resposta a desastres e o papel da tecnologia na prevenção e recuperação de áreas atingidas por eventos extremos. O evento segue aberto para participação de gestores públicos, agentes de defesa civil e demais interessados no tema. Para inscrições, acesse: https://evento.netpoint.live/forumdeboaspraticas/Home

Fonte: MIDR

]]>

Adicionar aos favoritos o Link permanente.