NASA anuncia aumento nas chances de asteroide atingir a Terra em 2032

O risco de o asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032 subiu novamente. Segundo dados da NASA publicados na terça (18), a rocha espacial tem agora 3,1% de chance de se chocar com nosso planeta — a última estimativa era de 2,6%. Os novos dados tornam esta a rocha espacial mais perigosa já registrada na modernidade, mas mesmo assim não há motivos para alarme. 

  • Novas fotos mostram asteroide que pode atingir a Terra em 2032
  • Asteroide 2024 YR4 pode se chocar com a Lua em vez da Terra?

Os novos cálculos da NASA indicam que as chances de o impacto acontecer em 22 de dezembro de 2032 são de 1 em 32. Até o momento, os astrônomos estimam que o asteroide 2024 YR4 tem entre 40 m e 90 m de diâmetro, e não parece ser feito de metal. 

Asteroide 2024 YR4 indicado no círculo verde (Reprodução/ATLAS)

“Eu não estou em pânico”, disse à AFP Bruce Betts, cientista chefe da Sociedade Planetária. “Naturalmente, quando vemos as porcentagens subindo, isso não nos faz sentir bem”, completou. Mas isso é esperado: segundo ele, conforme os astrônomos conseguirem novos dados, as chances devem subir; depois, provavelmente vão cair para zero


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A última vez em que um asteroide com mais de 30 m de diâmetro ofereceu risco tão significativo de impacto foi em 2004, quando astrônomos descobriram que o asteroide Apophis tinha 2,7% de chance de atingir a Terra em 2029. Depois, observações adicionais mostraram que a colisão não iria acontecer. 

Riscos do asteroide que pode atingir a Terra

Richard Moissl, diretor do escritório de defesa planetária da Agência Espacial Europeia, considera “histórico” que os riscos oferecidos por 2024 YR4 estejam acima daqueles de Apophis. “É um evento muito, muito raro, mas não é uma crise”, ressaltou. “Este não é o asteroide matador de dinossauros e nem destruidor de planetas. Se muito, é perigoso para uma cidade”, finalizou. 

Foto do asteroide 2024 YR4 capturada pelo telescópio Gemini Sul (Reprodução/Catalina Sky Survey/LPL/Dr. Wierzchos/Bryce Bolin)

Pesquisadores esperam usar o telescópio James Webb, o observatório espacial mais potente já criado, para entender melhor a trajetória da rocha espacial. “O Webb é capaz de ver o que está muito, muito escuro”, explicou Bett. Isso é extremamente importante no momento, já que o asteroide está seguindo viagem rumo a Júpiter e só vai se aproximar de novo do nosso planeta em 2028.   

Leia também:

  • Asteroide vai se chocar com a Terra em 2032? Astrofísico explica
  • Por que as chances de asteroide se chocar com a Terra em 2032 mudaram?

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.