Edvaldo reúne Comitê de Crise e solicita reforço nas ações preventivas ao período chuvoso

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu, nesta quinta-feira, 5, o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju para tratar sobre as chuvas registradas na manhã de hoje, na capital, e das ações preventivas previstas para serem realizadas nos próximos dias, a fim de evitar prejuízos para a população. Na ocasião, foram abordados os locais identificados como pontos sensíveis ou áreas de risco quando suscetíveis a um alto índice pluviométrico, como o registrado nesta quinta. De acordo com a Defesa Civil de Aracaju, a cidade registrou um acumulado de chuva de 70 mm num intervalo de apenas seis horas.
“Reuni na tarde de hoje os secretários municipais para que pudéssemos tratar a respeito das nossas ações preventivas quanto ao período chuvoso que está chegando. Aracaju se tornou uma cidade resiliente graças a esse trabalho preventivo realizado regularmente por nossas secretarias. Precisamos dar continuidade a esse serviço e reforçá-lo ao longo das próximas semanas, antes que as chuvas cheguem com mais força. É fundamental esse trabalho conjunto, para limpeza de canais, da rede de drenagem e outras demandas necessárias para que a população seja impactada o mínimo possível em situações atípicas. Além disso, aproveitamos o encontro para avaliar a força-tarefa das equipes que atuaram hoje, durante o volume significativo de chuva que caiu na cidade. Foram 70 mm em seis horas, mas ainda assim conseguimos realizar um trabalho efetivo, prestando assistência aos aracajuanos, amenizando os impactos”, destacou o prefeito.
Neste ano, a Prefeitura já alinhou o Comitê de Gerenciamento de Crise quanto ao Plano de Contingência para a quadra chuvosa de 2024, que corresponde aos meses de abril, maio, junho e julho. De modo a ampliar a resiliência da cidade, além da realização de importantes obras estruturantes, nos últimos sete anos, que urbanizaram diversas comunidades antes desprovidas de infraestrutura básica, o município assegura de forma efetiva a execução contínua de ações preventivas ao longo de todo o ano, como explicou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania e coordenador do Plano de Contingência, tenente-coronel Silvio Prado.
“O prefeito convocou o Comitê de Crise para que a gente possa reforçar esse trabalho preventivo, mediante as ações que já são tomadas na cidade. Agora, nosso foco são as medidas direcionadas para pontos mais vulneráveis. Com a chuva de hoje, ficou evidente os locais onde precisamos atuar de maneira ainda mais efetiva e estamos coordenando as equipes para, com prioridade diária, em toda a cidade, realizar os serviços de prevenção necessários, que são muito importantes para Aracaju. A Defesa Civil, Emsurb e Emurb já realizam em conjunto a limpeza de canais e das redes de drenagem, para que tenhamos a eliminação de pontos de alagamento, aumentando a resiliência da capital, mas esse trabalho será intensificado ainda mais, em virtude do período mais crítico, que está previsto para o mês de maio”, detalhou.
Acompanharam a reunião as secretárias Waneska Barboza (Saúde) e Simone Santana (Assistência Social), os secretários Carlos Cauê (Comunicação Social), Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização),  Alan Lemos (Meio Ambiente), Ricardo Abreu (Educação), Valter Lima (Chefia de Gabinete) e Bruno Moraes (Serviços Urbanos), e também o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo; o comandante-geral da Guarda Municipal, subinspetor 2 classe Fernando Mendonça; e o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Thiago Alcântara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.