Recorde atrás de recorde: preço do café arábica é o maior em 30 anos

Variedade mais consumida no Brasil, o café arábica voltou a bater recorde de preços em fevereiro deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (19/2) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).


O que aconteceu

  • Segundo o levantamento, o café arábica atingiu neste mês o maior preço real dos últimos 30 anos.
  • Apenas em 2025, o valor já subiu mais de R$ 500 por saca.
  • Entre os motivos que explicam essa alta, estão os baixos estoques, uma demanda que se mantém forte e preocupações com a safra atual.
  • No dia 12 de fevereiro, o indicador Cepea/Esalq do café arábica tipo 6 chegou aos R$ 2.769,45 por saca de 60 quilos. Trata-se do maior valor da série histórica, iniciada em 1996.
  • De acordo com o Cepea, “os baixos estoques nacional e global da variedade vêm sustentando o movimento de alta” do café.
  • Os pesquisadores também observam uma produção “novamente modesta” para a safra do café brasileiro em 2025/2026.

Demanda segue forte

Apesar do preço nas alturas, o Cepea constata que a demanda continua aquecida, o que acaba pressionando ainda mais os valores.

Ainda de acordo com o estudo do Cepea, a produção da safra 2025/2026 tem sido duramente prejudicada pelo calor e pela seca neste ano.

“O excesso de calor, além de desfavorecer a qualidade do produto – já que a planta precisa de noites amenas para uma boa bebida –, pode secar os grãos antes da colheita, impactando negativamente a safra 2025/26”, afirma o Cepea.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.