Escolas de samba de Florianópolis receberão homenagem da Ponte Hercílio Luz durante os desfiles

A iluminação cênica implantada pela Quantum Engenharia transformou a ponte Hercílio Luz em um espetáculo de luzes e cores. Com 7.200 luminárias instaladas, a tecnologia permite a troca de cores e efeitos visuais, tornando o monumento um elemento dinâmico que pode homenagear campanhas, datas comemorativas e eventos importantes em Florianópolis.

Quantum Engenharia fez teste da iluminação cênica na ponte Hercílio Luz que vai homenagear as escolas e o Carnaval de Florianópolis nos desfiles – Foto: Germano Rorato/ND

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e se destaca como uma inovação para Florianópolis. Engenheiro da Quantum, Júlio César Leal Júnior explicou os desafios enfrentados na instalação do sistema e o processo de montagem, extremamente complexo e desafiador.

“A estrutura é única, não existem equipamentos nem ferragens específicas para ela, então, tudo tem que ser produzido com aço específico. Também o processo de pintura, para resguardar a integridade desse material, demandou mais tempo”, comentou.

Na instalação, sucessivos eventos climáticos trouxeram desafios. “Na estrutura das pontes e nas torres onde foram instalados os equipamentos, esse vento é muito maior. Os alpinistas não podem atuar com ventos acima de 30 km/h. Poucas foram as noites em que as condições de trabalho eram ideais. Por isso, a obra se estendeu um pouco. Tivemos chuvas e um mês praticamente inteiro com nevoeiros, o que inviabilizou o trabalho das equipes”, lembrou o engenheiro.

Os equipamentos de iluminação da Velha Senhora são de tecnologia LED, de alta eficiência, e tecnologia RGB, que permite a mudança de cores. Misturando as três principais, é possível chegar a uma infinidade de tons secundários.

“Os equipamentos de luz são específicos e muitos deles foram desenvolvidos exclusivamente para a ponte, considerando a vibração da estrutura”, contextualiza Júlio César. Depois de tudo montado, o sistema passou por testes e foi colocado em funcionamento.

Programação por computador

A tecnologia que controla os equipamentos de iluminação é a DMX, um protocolo de comunicação digital, utilizado exatamente para produzir efeitos visuais em luminárias e projetores que têm essa finalidade.

“É tudo programado num computador. As informações são levadas por cabo de fibra até os quadros de comando na ponte, que distribuem o sinal para os equipamentos mudarem de cor e fazerem os efeitos visuais”, conta o engenheiro da Quantum.

E assim, com tecnologia e cor, a ponte Hercílio Luz chama ainda mais a atenção na cidade, agora, também ajudando a conscientizar e, quando possível, a festejar.

Eduardo Henrique mostra como funciona a programação da iluminação cênica da ponte Hercílio Luz – Foto: Germano Rorato/ND

Inovação promete grande espetáculo na Ponte Hercílio Luz

Com essa inovação, a ponte Hercílio Luz também se prepara para um grande tributo ao Carnaval de Florianópolis. Durante os desfiles das escolas de samba de Florianópolis, nas duas noites, no dia 28 deste mês e em 1º de março, cada agremiação receberá uma grande homenagem.

Enquanto os sambistas desfilam, com cobertura multiplataforma do Grupo ND e transmissão exclusiva da NDTV, a Velha Senhora estará iluminada com as cores das respectivas escolas. Essa iniciativa promete melhorar a experiência do público dentro e fora da passarela.

Superintendente de obras civis e hidráulicas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Sidnei Machado entende que, além da atração como cartão-postal e do auxílio na mobilidade, hoje, com a iluminação cênica, a ponte Hercílio Luz ajuda a celebrar datas comemorativas, em campanhas educativas e, em breve, fará essa homenagem ao Carnaval.

Conforme Machado, além desse anúncio, vem mais por aí: “Fizemos um primeiro teste, apresentamos para o presidente da Liesf [Liga das Escolas de Samba de Florianópolis] o que temos em mente, mas foi apenas uma degustação. Nos dias dos desfiles, teremos mais surpresas, algo a mais para apresentar para toda cidade”, ressaltou.

Iluminação cênica da ponte Hercílio Luz tem 7.200 luminárias e tecnologia que permite efeitos visuais e trocas de cores – Foto: Germano Rorato/ND

Honraria

Presidente da Liesf, Joel Costa Júnior falou sobre como as escolas receberam a homenagem: “Uma grande honraria, ainda mais vindo da Velha Senhora. Será um dos maiores desfiles, em duas noites, pela primeira vez. O governo do Estado fazendo essa parceria com a liga neste momento. Achamos crucial e muito importante para esse momento ímpar que as escolas de samba e o Carnaval da cidade estão vivendo”.

Para Joel, a tendência é que seja um grande espetáculo dentro e fora da passarela. “A ponte é o nosso cartão-postal, faz parte do cenário da Nego Quirido e estamos muito felizes por ser a nossa ponte, na nossa cidade. Uma emoção a mais e uma responsabilidade ainda maior”, completou.

História à frente da iluminação pública

Há 34 anos no mercado, a Quantum é uma empresa catarinense, especializada em iluminação pública e com atuação em outros segmentos, como geração de energia solar e subestações.

Presente em diversos municípios de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, atua também na manutenção e ampliação dos parques de iluminação nas cidades.

Em sua história, esteve à frente de grandes projetos de iluminação, como o da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e, na Capital, das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. O trabalho na ponte Hercílio Luz, porém, é um dos mais marcantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.