Processo de impeachment de prefeito que tentou matar a ex é arquivado

Goiânia – Dez dias após sair do prisão e retornar à Prefeitura de Iporá, Naçoitan Leite (sem partido), acusado por tentar matar a ex-esposa e o namorado dela a tiros, teve o processo de impeachment arquivado nessa segunda-feira (26/2). De acordo com a oposição, o prefeito usou de manobras para o arquivamento.

Segundo a presidente da Comissão Processante, Heb Keller (Republicanos), que encabeça o pedido de impedimento, o prefeito usou seu tempo na prisão e suas internações para postergar o processo. Esse é o motivo que a própria decisão que deu por fim o encerramento dos trabalhos justificou. Mais de três meses depois e sem uma solução, a decisão partiu da própria parlamentar.

“O processo, a que se refere este artigo, deverá estar concluído dentro de noventa dias, contados da data em que se efetivar a notificação do acusado. Transcorrido o prazo sem julgamento, o processo será arquivado, sem prejuízo de nova denúncia ainda que sobre os mesmos prazos”, destaca um trecho da decisão.

No entanto, a parlamentar afirma que novos movimentos serão executados contra a gestão de Naçoitan.

“Ontem entramos num consenso e arquivamos o impeachment. Hoje, o Moisés [Victor, Republicanos] vai protocolar um novo pedido de impeachment. Eu também irei protocolar outro e a vereadora Viviane [Duarte, PT] já protocolou um novo. Demos um passo atrás arquivando um pedido de impeachment e agora ele tem três pedidos para responder, livre, sem internações e com saúde restabelecida”, disse Heb, ao Mais Goiás.

Contra o impeachment

Assim que saiu da prisão, no último dia 19 de fevereiro, Naçoitan Leite concedeu entrevista à Record Goiás e se posicionou contra o impeachment. Ele destacou a necessidade de unir forças para o bem do município.

Na ocasião, ele disse que respeita a decisão dos parlamentares, mas acredita que o processo não é viável. “O município não pode sofrer um baque. Temos de trabalhar. A população não pode pagar por um erro que eu cometi”, destacou.

O prefeito ainda destacou se arrepender do episódio que o levou ao afastamento e garantiu que está comprometido com o desenvolvimento de Iporá. “Assumo meu erro, eu fui culpado, mas o povo não pode pagar por isso. O município tem que andar e as coisas têm de acontecer. Chega de mais um baque”, salientou. “Eu sempre trabalhei, prefeito ou não, sempre ajudei. Até o último dia da minha vida ajudarei”, completou Naçoitan Leite.

15 tiros contra a ex

Na madrugada do dia 18 de novembro de 2023, Naçoitan invadiu a casa da ex-companheira e atirou pelo menos 15 vezes contra o quarto em que a mulher estava com o atual namorado. O casal não se feriu e o autor fugiu após o crime.

Naçoitan e a ex-companheira mantiveram um relacionamento por 15 anos, e estavam separados há dois meses. O ataque teria sido motivado pela não aceitação do fim da relação por parte do autor.

Uma porta de vidro da casa da mulher acabou completamente destruída, e a porta do quarto em que ela estava ficou com várias marcas de disparos.

A ex-companheira de Naçoitan relatou que viveu momentos de pânico quando ele invadiu a casa dela. Sem se identificar, a mulher contou que estava dormindo e acordou com o barulho da porta de vidro da cozinha quebrando.

“Ouvi o meu ex-marido gritando o meu nome umas duas vezes, e depois disso ele descarregou um pente de arma na porta do meu quarto. Tenho certeza que ele veio pra me matar”, desabafou a mulher.

Assustada, ela disse que iria se mudar da cidade. “Não pretendo continuar morando nessa casa. Estou com o sentimento de estar sendo expulsa da minha cidade por uma pessoa que se vê dono da cidade”, pontuou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.