Nintendo Switch 2 deve facilitar ports de jogos; entenda por quê

Desenvolvedores afirmam que o Nintendo Switch 2 oferecerá mais facilidade para portar jogos, o que permitirá que mais estúdios levem suas experiências para o novo console híbrido. De acordo com eles, o “combo” da nova GPU, processador e memória RAM empolga e facilitará o processo. 

  • 15 jogos antigos que envelheceram muito bem
  • Preview Monster Hunter Wilds | Mistura entre clássico e moderno

Ao Automaton, desenvolvedores que não quiseram se identificar apontam que todos os estúdios estão “empolgados” em levar mais jogos para o videogame. Eles afirmam que até mesmo experiências recentes, lançadas em consoles como o PS5 e Xbox Series, podem chegar na plataforma deste modo.

Ainda que a própria Nintendo esteja mantendo sigilo, as especificações do Nintendo Switch 2 vazaram e mostram que realmente será visto um salto de qualidade e desempenho no novo dispositivo. Possivelmente as informações serão confirmadas durante o Nintendo Direct de abril.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Dificuldades antes do Nintendo Switch 2

Os estúdios estão empolgados com o Nintendo Switch 2 justamente por ser diferente de seu antecessor, que até se transformou em um “meme” pelas suas especificações – em comparação a videogames até mais antigos, como o PS4 e Xbox One. 

Nintendo Switch
O primeiro Nintendo Switch traz muitos desafios para portar jogos (Imagem: Divulgação/Nintendo)

De acordo com os desenvolvedores, portar jogos para o primeiro Switch trazia grandes desafios e problemas. A principal reclamação era sobre a limitação de memória RAM (com metade do que era visto em outros videogames), o que levava profissionais a comprimir arquivos e texturas “ao limite” para economizar. 

Outro grande problema para os desenvolvedores que produziam ports para Nintendo Switch era a CPU, com grande parte do tempo de produção sendo gasto para otimizar os jogos e o carregamento prévio de texturas. Muitos incluíam telas de carregamento, enquanto outros sobrecarregavam o componente e causavam degradação de desempenho.

“Nós tivemos de comprimir texturas ao seu limite máximo para economizar memória, mas existe a troca de que quanto mais a memória estiver livre, melhor o jogo se tornaria, fazendo o processo se tornar um verdadeiro quebra-cabeça. Quando penso sobre isso desta forma, até soa divertido”, revela um desenvolvedor que não quis se identificar.

Cena de Mortal Kombat 1 no Switch
O port de Mortal Kombat 1 para Switch virou piada em seu lançamento (Imagem: Reproduçã/Warner Bros. Games)

O mesmo vale para a GPU do primeiro Nintendo Switch, com resoluções consideravelmente mais baixas do que os demais consoles. Enquanto videogames e PCs traziam resolução de 1440p e 4K, o console híbrido trabalhava entre 540p a 720p – o que gerava mais desafios.

Menos trabalho no Nintendo Switch 2

Com todas essas adversidades, não é de se espantar que ports como Mortal Kombat 1 e Hogwarts Legacy se tornaram piada no console lançado em 2017. Ainda que algumas companhias tenham acertado, como a Bethesda com DOOM e Wolfenstein, CD Projekt Red com The Witcher III e Square Enix com Nier: Automata, nem todas tiveram sorte e passaram por lançamentos conturbados.

E estes problemas não existiam apenas em estúdios third-parties. Jogos da própria Nintendo, produzidos por parceiros, passaram por problemas – como é o caso de Hyrule Warriors: Age of Calamity que teve diversos engasgos em sua chegada para o Nintendo Switch e Pokémon Scarlet e Violet (que continuam com travamentos até os dias atuais). 

Os desenvolvedores já celebram que a história não se repetirá no Nintendo Switch 2, mas informações devem surgir apenas após a apresentação oficial do console. Enquanto a companhia se movimenta, removendo o sistema de cashback e Pontos de Ouro, a ausência de informações dá espaço aos vazamentos e rumores: como em relação ao seu preço no lançamento e recursos do Joy-Con. 

No vídeo do Canaltech do YouTube, discutimos mais sobre o que foi revelado do novo videogame e o que já sabemos de seu lançamento:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.