O que fazer se o carro ficar preso no alagamento? Defesa Civil orienta

São Paulo — A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (20/2) novas orientações sobre como sair de um carro em situação de riscos durante fortes chuvas. O órgão reforça a importância da adoção de medidas corretas para minimizar riscos e garantir um resgate seguro em caso de alagamentos, principalmente se o caso for de veículo preso nas inundações.

A primeira recomendação é evitar circular em áreas alagadas ou com risco de alagamento. Fique atento aos alertas da Defesa Civil que chegam diretamente no celular, eles são enviados levando em conta o georreferenciamento de áreas de risco. Se observar a água subindo na via, evite a região. Vale lembrar que 15 centímetros de lâmina de água já são suficientes para carregar um carro.


O que fazer em caso de alagamento

  • Não tente dirigir em áreas alagadas.
  • Saia do carro com segurança e busque um local elevado.
  • Caso não haja local próximo, suba em cima do carro
  • Fique atento às orientações das autoridades locais.

No entanto, se estiver no carro se deparando com uma situação de alagamento, a orientação é não tentar dar a partida no motor. Isso porque a água pode subir rapidamente e comprometer o funcionamento do veículo. Ao dar partida, o motor pode ser danificado e o risco de pane elétrica aumenta.

O que fazer quando a água começar a subir?

Se o nível da água ultrapassar a metade das rodas, saia do veículo imediatamente. No entanto, a pressão da água pode dificultar a abertura da porta. Nesse caso, sair pelas janelas do carro é a melhor opção.

Caso as janelas elétricas não funcionarem, use o encosto de cabeça do banco: remova a peça, encaixe as hastes na fresta entre o vidro e a porta e force até a quebra do vidro. Outra alternativa é usar fecho do cinto de segurança, golpeando os cantos da janela, onde o vidro é mais frágil.

Onde ficar fora do carro?

Uma vez fora do carro, a orientação é subir no teto do automóvel. Isso reduz o risco de ser levado pela correnteza e facilita visualização por socorristas. Também não é indicado pular na água. Aguarde o resgate e sinalize pedindo ajuda.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Governo SP (@governosp)

Em situações de emergência, é fundamental acionar prontamente a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A prevenção é a melhor estratégia para evitar situações de risco. Motoristas devem estar atentos às condições meteorológicas e evitar a circulação por áreas suscetíveis a alagamentos. Por isso, acompanhe a previsão do tempo da Defesa Civil nas redes sociais e fique atento aos alertas enviados por celular. Em caso de imprevistos, manter a calma e seguir as orientações corretas garante a segurança de todos os envolvidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.