OpenAI libera agente de IA que faz compras no Brasil; veja como usar

A OpenAI liberou o recurso Operator do ChatGPT no Brasil com suporte ao português nesta sexta-feira (21), exclusivo para assinantes do serviço ChatGPT Pro. A ferramenta funciona como um agente autônomo de IA que pode fazer compras, reservas e outras tarefas automatizadas para você enquanto detalha todo o processo em um mini navegador.

  • Detalhes do GPT-5, novo modelo do ChatGPT, são antecipados; saiba o que esperar
  • ChatGPT Pro vs ChatGPT Plus: o que muda entre os planos?

O Operator foi anunciado pela OpenAI no final de janeiro e fez sua estreia nos Estados Unidos. Na nova fase, o recurso chegou ao Brasil e outros países como Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Índia, Japão e Reino Unido. A seguir, entenda os seguintes pontos da ferramenta:

  • O que é o Operator?
  • Quem pode usá-lo?
  • Como usar o Operator da OpenAI

O que é o Operator?

O Operator é um agente que executa tarefas automaticamente de acordo com os comandos de texto do usuário. O recurso é integrado a alguns sites parceiros do projeto, como Booking, eBay, TripAdvisor e Uber e permite usar a IA para fazer compras em seu lugar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Uma frase simples como “encontre uma hospedagem para três pessoas em [nome da cidade] neste fim de semana” já pode ativar a ferramenta. 

O Operator então abre um navegador virtual, armazenado na nuvem, e começa a fazer o mesmo processo de pesquisa que um humano faria no site da empresa: é possível acompanhar todas as etapas e até ver o movimento do mouse para selecionar datas, locais e número de pessoas

Operator da OpenAI já está disponível no Brasil e em português (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

O usuário tem controle durante toda a busca, então o Operator pode perguntar se a pessoa deseja seguir com uma reserva específica ou mudar os planos, por exemplo. Também é possível interromper a busca no navegador virtual a qualquer momento.

Além de uso em compras, a OpenAI afirma que o agente de IA pode ser usado em tarefas como preencher formulários e criar memes. 

Quem pode usá-lo?

O acesso ao Operator custa caro: o serviço é exclusivo para assinantes do plano ChatGPT Pro, disponível a US$ 200 por mês (cerca de R$ 1.140 em conversão direta). A OpenAI já informou que pretende levar o recurso aos planos Plus, Team e Enterprise da companhia, mas não há previsão de lançamento.

Como usar o Operator da OpenAI

Assinantes do ChatGPT Pro podem usar o recurso desta forma:

  1. Acesse o site do Operator (operator.chatgpt.com);
  2. Faça login com a conta do ChatGPT ou assine o plano Pro;
  3. Envie um comando de texto com a tarefa que o Operator precisa fazer.

Os agentes de IA são uma tendência prevista para o ano de 2025 — no lugar do chatbot convencional, as ferramentas podem funcionar como “aplicativos” voltados para tarefas específicas dentro de plataformas. Conheça outros exemplos além do produto da OpenAI. 

Leia também:

  • ChatGPT é a escolha do público em IA na 8ª edição do Prêmio Canaltech
  • Como usar o ChatGPT no WhatsApp
  • O que é ChatGPT Search? Veja como fazer busca na web com o concorrente do Google

VÍDEO: comparativo entre DeepSeek e ChatGPT

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.