Conheça saga que une Quarteto Fantástico e Vingadores e pode aparecer no MCU

Embora a Marvel Comics e a DC Comics tenham combinado de diminuir os “grandes eventos” que se multiplicam em dezenas de títulos para os consumidores esvaziarem seus bolsos anualmente, as editoras ainda mantêm pelo menos algum “blockbuster de verão” no período que vai de junho a setembro nos Estados Unidos. E o maior acontecimento da temporada na Casa das Ideias em 2019 foi um evento que uniu os Vingadores e o Quarteto Fantástico e pode aparecer no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês): Empyre.

  • HQs sugerem que X-Men vão antagonizar ao Quarteto Fantástico nos cinemas
  • Quarteto Fantástico confessa qual herói dos X-Men não suporta

Todo bom leitor da Marvel conhece os alienígenas metamorfos Skrull e os cientistas guerreiros Kree, assim com a guerra que ambas as raças alimentam há milênios. Aliás, esse conflito já foi o epicentro de várias aventuras dos Vingadores e do Quarteto Fantástico. Pois bem, Empyre une exatamente todos esses elementos.

Tudo começa com Hulkling, personagem dos Jovens Vingadores que todo mundo inicialmente pensava ter alguma conexão com o Hulk — daí esse nome. Inicialmente, ele mesmo tinha a aparência do Gigante Esmeralda, mas as tramas mostraram posteriormente que isso se dá porque ele também consegue mudar seu corpo, pois ele tem DNA de Skrull em seu sangue.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

E não somente isso: o rapaz é filho de Kree e Skrull, em uma improvável reunião de povos inimigos. O herói ficou mais popular depois do famoso “beijo gay” vetado pelo governo brasileiro, pois ele é namorado de Wiccan, um dos filhos da Feiticeira Escarlate que também integra a equipe de jovens defensores da Terra.

Empyre é uma volta da Marvel às suas raízes cósmicas dos anos 1970 (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Na edição especial Incoming, lançada em dezembro de 2018, a Marvel revelou que Teddy Altman/Hulkling tem como verdadeiro nome Dorrek VIII. E, em um conto que faz referências à lenda do Rei Arthur, o herói obtém a poderosa espada Excelsior (uma homenagem à clássica frase de Stan Lee), destinada apenas ao “rei dos reis”. Assim, ele aceita seu destino na profecia de unir as duas raças alienígenas as quais tem herança genética.

E, ao reunir exércitos rivais, seu primeiro objetivo é encerrar a guerra que já dura mais de dois mil anos para… atacar a Terra! Ainda não se sabe exatamente quais são os reais motivos dessa ofensiva, mas o Quarteto Fantástico e os Vingadores já mostraram que não vão deixar isso barato, claro.

Guerra Kree-Skrull

Empyre é uma volta da Marvel às suas raízes cósmicas dos anos 1970 e vem em um momento que vemos esse cantinho da editora florescer no MCU. Como a Guerra Kree-Skrull é um marco na empresa, ela então decidiu promover uma “sequência espiritual” dessa trama, principalmente porque depois da volta do Quarteto Fantástico, tanto em um título mensal como entre as propriedades do Marvel Studios após a aquisição da Fox pela Disney.

 A edição que colocou os povos em conflito foi publicada inicialmente entre Avengers #89 e #97, entre junho de 1971 e março de 1972 (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

E o que foi a Guerra Kree-Skrull? A edição que colocou os povos em conflito foi publicada inicialmente entre Avengers #89 e #97, entre junho de 1971 e março de 1972. Tudo gira em torno do Capitão Marvel, que é Kree e passou um grande tempo na Zona Negativa, contraindo um câncer que viria a matá-lo posteriormente.

Ao tentar ajudar o herói, os Vingadores acabam se envolvendo em uma trama maior, em que Ronan, o Acusador, pretende lançar uma guerra contra os Skrulls.

A história trouxe muitas mudanças para a Marvel, com protagonismo do Visão e de Carol Danvers, atual Capitã Marvel (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

A partir daí, vemos a batalha escalar rapidamente, com todos os heróis da Marvel envolvidos no conflito. A história trouxe muitas mudanças para a Marvel, com protagonismo do Visão e de Carol Danvers, atual Capitã Marvel. Posteriormente, esse arco também apresentou os Cotati, uma espécie de “povo planta” que dividia o planeta Hala com os Kree. Ao se unir com os Skrull no passado, em uma época que os metamorfos tinham boas intenções, os Cotati foram dizimados pelos próprios Kree, o que deu início ao ódio mortal entre os povos, há muito tempo.

Mais recentemente, a Marvel também explicou que esse conflito foi que reuniu pela primeira vez os Illuminatti, grupo secreto formado pelo Senhor Fantástico, Professor X, Doutor Estranho, Namor, Homem de Ferro e Raio Negro. A intenção da equipe foi agir proativamente contra os Skrulls, antes que eles voltassem a ameaçar a Terra novamente — o que, na verdade, aumentou o ranço dos alienígenas com os terráqueos. Depois disso, o sexteto passou a se encontrar na surdina sempre que o planeta se visse ameaçado.

X-Men do lado dos extraterrestres

Empyre ajudou também a preparar o terreno para a Era Krakoana dos X-Men. Como já falamos por aqui, os mutantes da fase de Jonathan Hickman decidiram viver mesmo alheios aos humanos, na ilha viva Krakoa. E essa marginalidade foi explorada durante a saga.

Em uma das capas da participação dos X-Men em Empyre, vemos Ciclope olhando para uma das plantas de Krakoa. Nos últimos anos, Scott Summers ergueu uma base dos Filhos do Átomo na face azul da Lua e essa estrutura é mantida até hoje. Vale destacar que esse é o mesmo local onde atualmente vivem os Cotati — aqueles mesmos que foram destruídos pelos Kree em Hala no passado.

Em uma das capas da participação dos X-Men em Empyre, vemos Ciclope olhando para uma das plantas de Krakoa (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Portanto, os X-Men, em vez de se aliar ao Quarteto Fantástico e aos Vingadores, fizeram parte da guerra de outra forma. Como os mutantes não têm se dado bem com as duas equipes de heróis já há algum tempo — e as rusgas aumentaram ainda mais recentemente —, Ciclope negociou um acordo para poupar Krakoa. 

Integração com cinema

Tudo o que a Marvel Comics faz atualmente tem uma conexão com o cinema e outras mídias, especialmente agora que Kevin Feige passou a também ser o chefão do segmento editorial. Empyre não somente vai celebrou os quase 50 anos da Guerra Kree-Skrull como também destacou e estabeleceu elementos que já apareceram em Guardiões da Galáxia, Capitã MarvelHomem-Aranha: Longe de Casa e Invasão Secreta.

Imagem: Reprodução/Marvel Comics

E, com a chegada do Quarteto Fantástico no MCU, pode ser que vejamos em breve uma adaptação de Empyre nas telonas no futuro.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.