Trump desdenha de Zelensky e revela conversas “muito boas” com Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar o ucraniano Volodymyr Zelensky e fez um novo aceno ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, com quem disse ter tido conversas “muito boas”. A declaração do presidente dos Estados Unidos aconteceu nesta sexta-feira (21/2), durante reunião da Associação Nacional de Governadores, na Casa Branca.


Trump critica Zelensky

  • Após as negociações de paz sobre a guerra da Ucrânia avançarem, Trump passou a fazer diversos acenos positivos a Putin. 
  • Segundo o presidente dos EUA, ele deve se reunir com o líder russo ainda neste mês. 
  • A atual fórmula de discussão sobre o conflito, contudo, não tem agradado Zelensky e aliados da Europa, que reivindicam uma maior participação nas negociações. 
  • Por conta das reclamações do lado ucraniano, Trump subiu o tom contra Zelensky e disse que o presidente da Ucrânia é um “ditador” sem eleições. 

“Tive ótimas conversas com Putin, e não tão boas com a Ucrânia”, declarou Trump durante o evento, que reuniu congressistas dos partidos Republicano e Democrata.

Antes da declaração, o presidente dos EUA já tinha voltado a falar sobre Zelensky, e desdenhou da participação do líder ucraniano nas discussões de paz.

“Não acha que seja muito importante que ele esteja nas reuniões”, disse. “Ele está lá há três anos. Ele faz com que seja muito difícil de fechar acordos”.

A escalada de Trump contra a Ucrânia acontece após Zelensky recusar uma proposta do presidente dos EUA, que pedia recursos minerais localizados no território ucraniano em troca de apoio. Além disso, as reclamações do líder ucraniano sobre a não participação de Kiev nas negociações de paz contribuíram para a escalada da crise.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.