Laticínio em Ipirá quer aumentar produção de queijos e subprodutosEmpresário visita a Adab em busca de orientação técnica e adequações

Com uma capacidade diária de processamento de 20 mil litros, o laticínio Queijos Federicci, localizado em Ipirá, território Bacia do Jacuípe, deverá mais que dobrar sua produção em dois anos. O anúncio de expansão foi feito durante visita à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que aconteceu nesta semana. O diretor geral do órgão, Paulo Sérgio Luz, foi quem recebeu o proprietário do estabelecimento, Sílvio Federicci, que esteve acompanhado do veterinário e responsável técnico, Antônio Siqueira.

Voltada apenas para queijos e subprodutos, a meta é processar 50 mil litros nos próximos dois anos e passar a beneficiar o soro. “Estamos no momento embrionário e entendemos que, nesse processo, ajustes deverão ser feitos. Viemos em busca de orientação técnica da Adab para fazermos um projeto técnico mais funcional. De forma planejada, economizamos, evitando erros e falhas na obra pronta. Foi um encontro muito proveitoso e orientativo, importante para que sigamos todas as normativas”, declarou o empresário.

O novo projeto será com foco na concentração de soro e beneficiamento da gordura do leite, que serve de matéria prima para a manteiga. “Desta forma, estamos criando um ciclo de aproveitamento de resíduos, com destinação de parte do soro para alimentação animal, fomentando a suinocultura na região também e onde, futuramente, pretendemos instalar uma granja de engorda de suínos”, detalha Federicci.

Vale ressaltar que todos estabelecimentos, que manipulam e processam produtos de origem animal estão sujeitos à inspeção e fiscalização sanitária oficial, e que toda ampliação, precisa passar por ajustes e adequações.

“Fico muito feliz em acompanhar o desenvolvimento e crescimento das empresas parceiras, gerando emprego e renda”, declara o diretor geral da Adab, Paulo Luz. O novo projeto envolverá 80 produtores de leite, gerando mais de 60 empregos diretos e 300 indiretos

Potencial

O investimento deve aumentar a capacidade da região, que já foi considerada a terceira maior bacia leiteira do estado e abastece laticínios de grande porte. “É notória a predisposição para essa atividade. Fico muito tranquilo em investir na ampliação na região. Com o anúncio de um projeto como esse, a gente prevê que, ao longo do processo de execução da obra, a gente já estimule a produção atual em 20%”, avalia Federicci.

O post Laticínio em Ipirá quer aumentar produção de queijos e subprodutosEmpresário visita a Adab em busca de orientação técnica e adequações apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.