10 animações que venceram o Oscar

Uma das categorias mais badaladas do Oscar, o prêmio de Melhor Animação foi criado em 2002, mais de 70 anos após a realização da primeira edição da cerimônia. Embora filmes animados já tivessem sido indicados em outras categorias, foi só mesmo no começo do século XXI, com o aumento das produções na área, que uma premiação específica para o segmento foi criada.

  • 6 filmes infantis da Pixar que fazem adulto chorar
  • Os 10 melhores filmes do Studio Ghibli

Composto atualmente por cinco concorrentes, o prêmio de Melhor Animação é caracterizado por destacar filmes com duração mínima de 40 minutos, cujos movimentos e performances dos personagens sejam criados usando uma técnica quadro a quadro.

Na prática, isso significa que tanto filmes feitos com técnicas tradicionais de animação quanto em computação gráfica são elegíveis. E, até mesmo híbridos de animação com live-action, como é o caso de Marcel, a Concha de Sapatos (2021), podem disputar a estatueta se tiverem a quantidade mínima de animação solicitada.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para relembrar alguns dos mais icônicos filmes premiados nessa categoria, o Canaltech montou uma lista de 10 animações que venceram o Oscar e valem muito a pena assistir. Os títulos estão listados conforme seu ano de lançamento e têm indicação se estão ou não disponíveis em plataformas de streaming no Brasil.

Longas de animação que venceram o Oscar

Confira 10 longa-metragens que ganharam o Oscar de Melhor Animação e, em alguns casos, ainda faturaram estatuetas em outras categorias da premiação.

  1. Shrek
  2. WALL-E
  3. Up – Altas Aventuras
  4. Toy Story 3
  5. Frozen – Uma Aventura Congelante
  6. Divertida Mente
  7. Viva – A Vida é Uma Festa
  8. Homem-Aranha no Aranhaverso
  9. Encanto
  10. O Menino e a Garça

1. Shrek

 

Primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor Animação, Shrek é uma comédia de fantasia da Dreamworks Animation lançada em 2001. Baseada no livro infantil de mesmo nome de William Steig, a produção foi um sucesso de bilheteria, tornando-se uma das mais influentes dos anos 2000 e dando origem a uma franquia que hoje conta com outros três filmes e dois spin-offs.

Título que parodia algumas produções da Disney, o filme conta a história de Shrek (Mike Myers), um ogro verde que mora sozinho e feliz em seu pântano, até o local ser invadido por criaturas de contos de fadas. A fim de fazer com que elas voltem para o lugar de onde vieram, Shrek aceita a missão de, ao lado do Burro (Eddie Murphy), resgatar a Princesa Fiona (Cameron Diaz), uma donzela presa em um castelo gurdado por um dragão.

Shrek pode ser visto na Netflix, Prime Video e Globoplay.

2. WALL-E

 

Longa da Pixar lançado em 2008, WALL-E é um filme de animação e ficção científica dirigido por Andrew Stanton (Procurando Nemo). Famoso por tratar de temas complexos como consumismo, impacto ambiental e sedentarismo de maneira a agradar tanto crianças quanto adultos, o título ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o Saturn Awards na categoria de Melhor Animação.

Ambientado no século XXIX, o filme se passa em uma Terra entulhada de lixos e gases tóxicos, da qual os humanos foram embora para viverem em espaçonaves. É nesse cenário que seguimos os passos de WALL-E, um robô limpador deixado no planeta para compactar lixo, que é surpreendido pela repentina chegada de Eva, um novo e curioso modelo de androide.

WALL-E faz parte do catálogo do Disney+.

3. Up – Altas Aventuras

Um filme de Pete Docter (Monstros S.A.), Up – Altas Aventuras é um longa de animação que mistura comédia e drama em sua narrativa. Produção da Pixar, o título foi indicado a cinco estatuetas do Oscar, dentre elas a de Melhor Filme (feito até então só alcançado por A Bela e a Fera), e venceu duas, a de Melhor Animação e de Melhor Trilha Sonora Original.

 

Considerado um dos dez melhores filmes de 2009 pelo American Film Institute, Up – Altas Aventuras conta a história de Carl (Edward Asner), um viúvo ranzinza de 78 anos. Prestes a perder a casa em que mora e ter que se mudar para um asilo, Carl enche milhares de balões a fim de levar sua moradia para uma floresta. Um plano que, embora dê certo, acaba fazendo com que Russell (Jordan Nagai), um garotinho de 8 anos, embarque em uma aventura com ele.

Up – Altas Aventuras está disponível no Disney+.

4. Toy Story 3

 

Terceiro filme da franquia Toy Story, um dos projetos mais renomados da Pixar, Toy Story 3 é um filme de animação de comédia dramática lançado em 2010. Dirigido por Lee Unkrich, que já havia trabalhado como editor dos dois primeiros filmes e co-diretor do segundo, o título é um dos filmes mais caros do segmento, tendo custado US$ 200 milhões para ser produzido.

Vencedor do Oscar de Melhor Animação e Melhor Canção Original, o longa se passa quando Andy, já com 17 anos, está prestes a ir para a faculdade e, durante uma arrumação em seu quarto, acaba acidentalmente colocando Buzz (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles) no lixo. Isso leva Woody (Tom Hanks) a uma missão de resgate, que leva a turma até uma creche bastante animada.

Toy Story 3 pode ser assistido no Disney+.

5. Frozen – Uma Aventura Congelante

 

Fantasia musical da Disney, Frozen – Uma Aventura Congelante é um filme inspirado no conto de fadas escrito pelo autor dinamarquês Hans Christian Andersen. Lançado em 2013, o longa foi vencedor não apenas do Oscar de Melhor Animação, mas também do Oscar de Melhor Canção Original pela música Let It Go, uma das mais tocadas daquele ano.

Animação de maior bilheteria da história até aquele momento (com US$ 1,280 bilhão arrecadados), o título conta a história de Elsa (Idina Menzel) e Anna (Kristen Bell), irmãs criadas separadas após a morte dos pais. Reunidas anos mais tarde para um importante momento, as jovens acabam envolvendo-se em um incidente, o que leva Elsa a ir embora e provocar o congelamento do reino, e Anna partir em seu encalço.

Frozen – Uma Aventura Congelante está disponível no Disney+.

6. Divertida Mente

 

Mais um filme de Pete Docter, Divertida Mente é um longa-metragem de animação da Pixar sobre amadurecimento. Lançado em 2015, o título foi muito elogiado pela forma como conseguiu retratar a mente de maneira alegórica, mas precisa, e fez tanto sucesso entre o público e a crítica, que ganhou uma sequência em 2024 chamada Divertida Mente 2.

Ambientado no cérebro de uma garotinha de 11 anos chamada Riley (Kaitlyn Dias), o filme mostra como convivem suas emoções primárias – Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith) – quando a menina tem de se mudar com os pais de Minnesota para São Francisco.

Divertida Mente pode ser visto no Disney+.

7. Viva – A Vida é Uma Festa

Inspirado no feriado mexicano de Dia dos Mortos, Vida – A Vida é Uma Festa é um filme de animação que mistura comédia, drama e fantasia em sua história. Um longa-metragem de Lee Unkrich, o título foi muito elogiado pela forma como retratou a cultura e os personagens mexicanos, e fez tanto sucesso entre a crítica que ganhou o Oscar de Melhor Animação e de Melhor Canção Original por Remember Me.

 

Lançado em 2017, o filme conta a história de Miguel, um garoto de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mesmo contra a vontade da família. Determinado a mudar o jogo, especialmente após descobrir que seu tataravô é seu maior ídolo na música, o garoto desperta uma maldição que o leva até a Terra dos Mortos, onde precisa receber uma bênção familiar caso queira retornar para casa.

Viva – A Vida é Uma Festa faz parte do catálogo do Disney+.

8. Homem-Aranha no Aranhaverso

 

Filme de super-herói feito pela Columbia, Sony e Marvel Entertainment, Homem-Aranha no Aranhaverso é um longa-metragem de animação lançado em 2018. Baseado no personagem de mesmo nome da Marvel Comics, o título é o primeiro do Spider-Verse, uma franquia que se passa em um universo alternativo ao do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel (na sigla em inglês, MCU).

Famoso por ter um visual único com diferentes traços e estilos de animação, o filme gira em torno de Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn que é picado por um aranha radioativa e ganha poderes semelhantes ao do Homem-Aranha. Ao visitar o túmulo do personagem, no entanto, Miles descobre a existência de outras versões do Homem-Aranha vindas de dimensões paralelas.

Homem-Aranha no Aranhaverso está disponível na Netflix e Prime Video.

9. Encanto

 

Gravado com canções originais escritas por Lin-Manuel Miranda, Encanto é um filme da Disney lançado em 2021. Animação musical que acompanha uma família colombiana, o longa foi um sucesso entre crianças e adultos, sendo muito elogiado pela forma como utilizou o realismo mágico em sua história, além da fidelidade cultural de sua narrativa.

Dirigido por Jared Bush e Byron Howard (Zootopia 2), Encanto segue os passos dos Madrigal, uma família que, com exceção da jovem Mirabel, é dotada de magia, com cada um de seus membros possuindo um poder especial. Um dia, no entanto, após a casa dos Madrigal aparecer rachada e seus dons começarem a sumir, cabe a jovem Mirabel salvar o clã, embarcando em uma aventura para descobrir o que está acontecendo.

Encanto pode ser assistido no Disney+.

10. O Menino e a Garça

 

Segundo filme do Studio Ghibli a ganhar o Oscar de Melhor Animação (o primeiro foi A Viagem de Chihiro), O Menino e a Garça é um filme japonês de fantasia lançado em 2023. Inspirado por um romance de Genzaburō Yoshino, o filme de animação 2D tem direção do lendário Hayao Miyazaki e foi feito ao longo de sete anos, transformando-se no filme mais caro já produzido no Japão.

Ambientado no pós-Segunda Guerra Mundial, o título conta a história de Mahito Maki, um jovem que, após a morte da mãe, se muda com o restante da família para o campo. Ao passear pelo local, o garoto acaba indo parar em um mundo fantástico, onde é guiado por uma garça em meio aos vivos e mortos e embarca em uma jornada para descobrir mais sobre si mesmo.

O Menino e a Garça faz parte do catálogo da Netflix.

Leia também:

  • Quais filmes de terror já foram indicados ao Oscar?
  • 5 filmes estrangeiros mais premiados no Oscar
  • 9 brasileiros que foram indicados ao Oscar

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.