Parece que a inteligência artificial generativa da Meta — dona de Facebook, Instagram e WhatsApp — apresenta dificuldades em gerar imagens com casais de etnias diferentes. Segundo uma publicação do site The Verge, inúmeras tentativas de criar uma imagem com um homem asiático e uma mulher caucasiana não tiveram resultados adequados, apresentando apenas casais de uma mesma etnia.
- 10 IAs para criar imagens a partir de textos gratuitas
- IA Generativa e suas aplicações: boas e más
Meta IA não sabe diferenciar etnias
A Meta lançou sua IA generativa em dezembro do ano passado, mas destaca que o modelo ainda está em fase Beta — ela inclusive ainda não está disponível no Brasil. Mesmo assim, testes mostram que a tecnologia simplesmente não consegue gerar exatamente a imagem solicitada.
De acordo com a reportagem do The Verge, “dezenas de tentativas” foram feitas para criar uma imagem com um casal no qual o homem é de uma nacionalidade e a mulher é de outra. Comandos como “homem asiático e amiga caucasiana” e “homem asiático e esposa branca” foram feitos, mas apenas uma vez a inteligência artificial acertou as raças pedidas.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Após diversos experimentos, finalmente o repórter teve um resultado positivo. Foi necessário usar frases que destacam a região asiática, mais especificamente o Sul do continente. Além disso, quando o teste apontou uma amiga africana, a inteligência artificial da Meta finalmente correspondeu com êxito.

Para a IA da Meta, Ásia é uma coisa só
O mais preocupante no contexto dos testes é que a inteligência artificial da empresa de Mark Zuckerberg parece não saber que na Ásia há mais nacionalidades fora o Japão, China e Coréias.
Vale lembrar que a Índia é uma nação asiática e, além disso, é o país mais populoso do planeta. No entanto, em nenhuma das tentativas, a Meta IA ofereceu uma imagem com uma pessoa indiana.
Em outras palavras, a dona do Facebook e Instagram precisa de muito aprimoramento para começar a acertar os comandos.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Brasil deve enfrentar frio intenso nas próximas semanas
- Tesla Cybertruck já está à venda no Brasil com preço surreal
- Ex-executivo de O Problema dos 3 Corpos é condenado à morte na China
- Revelado o motivo de a Sony lançar o PlayStation 5 Pro
- Rede do Google que encontra celular desligado começa a operar
- Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% a partir de maio