Marvel: o que quer dizer o asterisco de Thunderbolts*?

Com Capitão América: Admirável Mundo Novo já nos cinemas, os fãs agora aguardam o próximo capítulo da Saga do Multiverso no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), que estará na trama de Thunderbolts*, no próximo dia 2 de maio. Desde o anúncio oficial do título, em setembro de 2022, o nome do grupo formado por vilões e anti-heróis vem acompanhado de um asterisco. E o que quer dizer isso?

  • Thunderbolts*: 4 maiores diferenças entre os quadrinhos e a versão dos cinemas
  • Thunderbolts | O que esperar do novo filme da Marvel?

Bem, o mistério aparentemente foi resolvido no dia 10 de fevereiro deste ano, quando um novo pôster de Thunderbolts* foi compartilhado pela Marvel Studios online, apresentando os seis membros da equipe titular, cada um dentro de um dos seis pontos do asterisco.

“Não são super. Não são heróis. Não desistem”, diz o slogan, enquanto na parte inferior do pôster, em letras pequenas, o asterisco é mostrado com a seguinte frase: “Os Vingadores não estão disponíveis”. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ou seja, isso confirma que o Capitão América Sam Wilson (Anthony Mackie) e o presidente dos Estados Unidos em Capitão América: Admirável Mundo Novo, Thaddeus Ross (Harrison Ford), não reformularam os Heróis Mais Poderosos da Terra; e informa que não há uma equipe de super-heróis para deter o Sentinela em Thunderbolts*.

Até o lançamento desse pôster, os fãs especularam que o asterisco estava sendo usado para significar que “Thunderbolts” era um nome provisório para a equipe composta por Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan), Yelena Belova/Viúva Negra (Florence Pugh), Alexei Shostakov/Guardião Vermelho (David Harbour), Antonia Dreykov/Treinadora (Olga Kurylenko), Ava Starr/Fantasma (Hannah John-Kamen) e John Walker/Agente Americano (Wyatt Russell).

O asterisco diz: “Os Vingadores não estão disponíveis” (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Muitos esperavam que o filme terminasse com a equipe sendo revelada como os Vingadores Sombrios, pouco depois da estreia. Embora isso ainda possa acontecer até o final da trama, o pôster sugere que o asterisco está lá apenas para alertar o público sobre o fato de que os Vingadores não estão disponíveis para ajudar no cenário apocalíptico da história.

Filme deve trazer mais efeitos práticos

A ausência de super-heróis talvez decepcione os fãs de grandes efeitos visuais — embora os poderes do Sentinela não devam desapontar nesse sentido—, pois a equipe titular composta por super soldados e assassinos habilidosos de Thunderbolts* não exigiu os recursos digitais extensos para dar vida aos seus personagens.

Isso vai na contramão dos dos filmes dos Vingadores, que precisam de efeitos especiais adicionais e trabalho de captura de movimento para concretizar totalmente os poderes do Hulk, Homem de Ferro, Thor e Doutor Estranho na tela grande. E, embora possa parecer ruim, na verdade talvez seja justamente isso que surpreenda os fãs.

Em janeiro deste ano, Stan falou sobre o filme ter mais efeitos práticos do que nas edições anteriores do MCU. “Ele tem sua própria vibração, é engraçado, é real, e fizemos acrobacias reais, como quando você está assistindo a um caminhão explodir, é um caminhão explodido. Não é CGI.”

“A Marvel realmente queria que isso tivesse o seu próprio estilo, e muitas coisas no filme foram realmente feitas de forma prática. Acho que isso ajuda muito, porque as pessoas são inteligentes. Acho que o público simplesmente sabe”, comentou o ator.

 

Além dos atores mencionados acima, Thunderbolts* é estrelado por Lewis Pullman como Bob/Sentinela e Louis-Dreyfus como Contessa Valentina Allegra de Fontaine. Geraldine Viswanathan, Chris Bauer e Wendell Edward Pierce também foram escalados para o filme.

Laurence Fishburne e Rachel Weisz devem reprisar seus respectivos papéis como Bill Foster e Melina Vostokoff de Homem-Formiga e a Vespa e Viúva Negra, respectivamente. Harrison Ford também deve fazer uma aparição, mais uma vez como o Thaddeus Ross.

Dirigido por Jake Schreier, Thunderbolts* chega aos cinemas em 2 de maio, como parte da Fase 5 do MCU.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.