7 plantas tóxicas para gatos que você não deve cultivar em casa

Na hora de decorar a casa, plantas são sempre bem-vindas para harmonizar o ambiente. Porém, apesar de parecerem inofensivas, os gateiros precisam ficar atentos com as plantas tóxicas para gatos.

A imagem mostra um felino observando uma das plantas tóxicas para gatos

Gateiros precisam ficar atentos com as plantas tóxicas para gatos – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Plantas tóxicas para gatos

Muitas plantas que tutores trazem para casa, ou que os pets entram em contato durante passeios, podem trazer riscos aos felinos, graças ao seu poder elevado de intoxicação.

De acordo com Bárbara Ciola, nutróloga veterinária, é muito importante saber quais as plantas que podem causar problemas de saúde nos gatos.

A intoxicação ocorre após a ingestão ou em alguns casos o contato com a planta. “Cada planta vai agir de uma forma dentro do organismo do animal”, explica Bárbara.

No geral, os sintomas mais comuns do envenenamento em gatos são as alterações gastrointestinais, como:

  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Salivação excessiva;
  • Inchaços;
  • Dificuldade respiratória;
  • Convulsões;
  • Dor abdominal e etc.

Segundo a profissional, em casos mais graves, o felino infectado pode sofrer com problemas cardíacos e até falência renal.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade Federal de Goiás, existem algumas plantas que podem representar o risco de envenenamento para gatos.

Azaleia

A azaleia é uma flor decorativa “muitas vezes é usada para presentear”, segundo a nutróloga Bárbara. A planta pode ser encontrada tanto na rua quanto em vasos dentro de casa.

Possui várias cores, entre elas o vermelho, branco e rosa. Apesar de sua aparência, é uma das plantas tóxicas para gatos.

Comigo-ninguém-pode

A Dieffenbachia seguine, conhecida popularmente como comigo-ninguém-pode, também é tóxica para os felinos. Com suas folhas exuberantes, é muito utilizada na decoração interna.

Coroa de Cristo

A coroa de Cristo é um arbusto que, tanto suas flores quanto seu caule são tóxicas para o pet.

A planta possui um látex que causa uma forte irritação na pele dos felinos e, caso ingerida, também pode provocar problemas nas mucosas do animal.

Espada de São Jorge

Conhecida por ser um “filtro de proteção” contra o “mau-olhado”, a espada de São Jorge é geralmente colocada na entrada da casa. Pode ser encontrada em vasos ou no próprio solo.

A planta contém em sua estrutura as substâncias saponinas, que são potencialmente tóxicas para os gatos. Tanto em contato com a pele quanto sua ingestão podem causar problemas de saúde ao animal.

Jiboia

Outra planta popular nas decorações é Epipremnum pinnatum, a jiboia. Graças ao seu “efeito cascata”, é muito utilizada para enfeitar espaços. Ela pode vir em várias cores, por isso, é preciso ficar atento às variações.

Espirradeira

A Nerium oleander, Espirradeira, é uma das plantas tóxicas para gatos encontrada em ambientes externos, devido ao seu tamanho. Pode ter várias cores, como branco, rosa e vermelho.

Lírio da paz

A flor Spathiphyllum wallisii, lírio da paz, “é a principal planta que causa intoxicação felina”, conforme a nutróloga. Seu potencial de envenenamento é tão forte que pode causar a falência renal em gatos em poucas de horas.

Como tratar o envenenamento

É necessário ficar atento e, ao primeiro sinal de intoxicação no pet, levar o gato ao veterinário. Caso não for tratado por um profissional, o envenenamento pode se agravar e leva o animal à morte.

A imagem mostra um gato observando plantas

É preciso levar o pet para o veterinário em caso de intoxicação – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.