10 melhores jogos indies para PS5

Com centenas de jogos indies no PlayStation 5, é fácil se perder em tamanha diversidade e não encontrar tão facilmente as melhores experiências independentes que estão disponíveis na plataforma. Ainda assim, muitos buscam neles uma forma de se divertir e ter um respiro dos grandes “AAA” (seja em seu tamanho ou preço).

  • O que é um jogo shovelware?
  • 15 jogos antigos que envelheceram muito bem

Para te ajudar, o Canaltech reuniu os 10 melhores jogos indies para você jogar no seu PS5. Nossa proposta é apresentar o que há de mais interessante na plataforma da Sony. 

É importante reforçar que os jogos indies, apesar de não terem um grande orçamento ou trazer gráficos de ponta, possuem vários destaques para o público: geralmente com inovações em mecânicas ou narrativa, assim como também podem impactar o público de formas diferentes daquelas vistas nos maiores lançamentos. Abra a sua mente e dê uma chance a algum deles, vai que encontra um novo favorito?


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os 10 melhores jogos indies presentes no PS5

Abaixo, você vai conferir os 10 melhores jogos indies que estão no PS5 e aproveitam os recursos do console mais recente da Sony:

10. Penny’s Big Breakaway: para fãs de Sonic

O jogo Penny’s Big Breakaway pode testar seu espírito de 5ª série, mas sua proposta quebrará todos os preconceitos que surgem daí. Ele é um jogo indie de plataforma que foi concebido pelo mesmo time que trabalhou em Sonic Mania, trazendo um ritmo acelerado e muita ação.

Na aventura você controla Penny e seu ioiô, com a proposta de enfrentar um exército de pinguins e solucionar alguns quebra-cabeças que te permitam passar de fase. É um game muito colorido, cheio de cenários vibrantes e que merece que deixe seu preconceito de lado para dar uma chance. 

 

9. Vampire Survivors: sobreviver não é tão simples

O game Vampire Survivors é um grande exemplo de como jogos indies podem se tornar tão viciantes e queridos, mesmo com uma proposta tão simples. Você tem um arsenal de personagens para selecionar e cada um tem uma arma principal, a partir disso terá de sobreviver a hordas de monstros e criaturas que tentarão te matar.

Seu trabalho também é simples, apenas desviar deles enquanto os ataques automáticos acontecem na tela e administra os upgrades e reúne moedas para comprar power-ups. No entanto, sobreviver aos ataques dos inimigos não é nada fácil e você verá que 30 minutos é tempo demais contra os mais diversos oponentes. 

 

8. Nexomon Extinction: mais do que clone de Pokémon

Existem diversos clones de Pokémon, inclusive temos Palworld no PS5, mas se você deseja um jogo indie que remete aos tempos “old school” da franquia (sem largar mão de bons gráficos e gameplay fluído), Nexomon Extinction é o que você estava procurando.

São centenas de monstros disponíveis, várias evoluções, um amplo mapa, personagens carismáticos e um alto nível de personalização para todos mergulharem diretamente em sua narrativa. O melhor é que toda a experiência está localizada em português brasileiro, tornando a jornada ainda mais prazerosa no console atual da Sony.

Monstros se enfrentando em Nexomon Extinction
Em Nexomon Extinction, você terá grandes capturas de monstros (Imagem: Divulgação/PQube)

7. Spelunky 2: morra, volte, repita

Enquanto as crianças ficam com Dark Souls e Elden Ring, Spelunky 2 traz o verdadeiro desafio para os gamers de verdade. Seu objetivo é atravessar todos os cenários sem morrer, mas obviamente que isso se torna uma tarefa árdua e que deixará muitos fãs frustrados.

No jogo indie você tem mais itens, um mapa ainda maior, gráficos melhores e uma grande aventura que recompensará os verdadeiros guerreiros e guerreiras no seu final. Como ele é um roguelite com cenários montados de forma procedural, cada aventura será única e está esperando apenas que você aceite seu chamado.

 

6. Sifu: muito kung-fu no PS5

Feito para os apaixonados por artes marciais, Sifu é uma verdadeira carta de amor para os fãs dos filmes de kung-fu e que esperaram por décadas por um game que fizesse jus ao gênero. Com o personagem principal (que dá nome ao jogo indie) buscando por vingança, você deve ir atrás dos responsáveis pela morte de seu pai.

Claro que isso envolve muitas batalhas, momentos de furtividade e um sistema que te deixará cada passo mais aflito: afinal de contas, a cada morte, seu personagem volta mais velho – o que te fará questionar se o caminho trilhado realmente compensa e se vale toda a sua vida.

 

5. Sea of Stars: RPG entre os melhores indies

Falando em cartas de amor, Sea of Stars foi produzido pela Sabotage Studio como uma homenagem a RPGs da era 32 bits (SNES) como os antigos Final Fantasy, Chrono Trigger e outros clássicos que foram lançados nos anos 90.

Apesar dele trazer o combate em turnos, ele tem um ritmo muito interessante de ataque e defesa, tornando os conflitos mais dinâmicos e próprios para as atuais gerações. Sua arte também chama bastante a atenção, assim como podemos garantir que o combate contra os temidos chefões te prenderá na tela. 

 

4. Animal Well: um metroidvania sinistro

Não há muitas vantagens em ser uma gosma dentro de um mapa grandioso, repleto de criaturas. Porém, o metroidvania Animal Well transforma isso em uma verdadeira aventura épica ao brincar com os cenários sombrios e ameaças que podem te arrepiar.

Este é um daqueles títulos que escondem segredos sobre o seu universo e a existência do personagem principal em cada canto, levando os jogadores a explorarem todo o ambiente para compreender exatamente o que está acontecendo e qual o principal objetivo desta jornada. 

 

3. Undertale: a essência independente

Todos os jogos indies são produzidos com baixo orçamento e nem sempre trazem gráficos de ponta. Toby Fox usa isso como uma regra para trazer o mundo de Undertale ao público, uma história extremamente aclamada pelos fãs e por todos que se permitiram explorar sua história em algum momento.

O game tem humor, tem personagens carismáticos e toca em muitas questões essenciais do nosso cotidiano. Podemos ver isso na sua própria estrutura, com todos os combates te dando a opção de deixar aquela situação sem cometer um ato agressivo sequer – algo louvável em diversas circunstâncias, diga-se de passagem.

 

2. Stardew Valley: bem-vindos à colheita

No início, vemos a morte do avô da personagem central da história e a sua herança: uma casa e terra para plantar o que desejar. A partir daí, caros jogadores, serão centenas de horas que gastará para explorar cada canto da cidade e do que existe ao seu redor – intercalando as plantações com os confrontos contra os monstros que vivem nas cavernas.

O jogo indie é um grande sucesso entre o público e não é por menos: ele permite que personalize diversos aspectos, traz moradores muito carismáticos, sistema de romance que pode te levar até a um casamento dentro da história e muito crafting – para te auxiliar nas aventuras contra as criaturas ou permitir que expanda ainda mais a sua fonte de renda por ali.

 

1. Hades: roguelite sem precedentes

Em Hades, você tem uma grande aventura roguelite que acompanha o personagem Zagreus. Ele é filho do deus grego que dá nome ao game, com seu objetivo principal sendo de escapar do mundo dos mortos para encontrar sua mãe. No entanto, a vontade de seu pai é que esse encontro nunca aconteça, então ele moverá todas as suas forças para te impedir de alcançá-la.

Com um sistema de combate amplo, vários tipos diferentes de oponentes, cenário criado proceduralmente, power-ups que fazem muita diferença na hora da ação e uma dinâmica muitas vezes frenética, o jogo indie se destaca por ser uma das melhores experiências do gênero. 

 

Expandindo sua biblioteca com jogos indies

Estes são apenas alguns exemplos dos melhores jogos indies disponíveis no seu PS5, mas existem vários que também merecem a sua atenção. Entre eles temos The Stanley Parable, Disco Elysium, Outer Wilds, Cult of the Lamb, Celeste, Hollow Knight, Balatro e várias outras experiências viciantes na plataforma.

Entre os melhores que reunimos, estão:

  1. Hades
  2. Stardew Valley
  3. Undertale
  4. Animal Well
  5. Sea of Stars
  6. Sifu
  7. Spelunky 2
  8. Nexomon Extinction
  9. Vampire Survivors
  10. Penny’s Big Breakaway

No entanto, nós do Canaltech recomendamos que abra a sua mente e dê espaço para algum jogo indie te encantar e divertir. No PS5 há várias opções (muitas delas retrocompatíveis do PS4) e com certeza encontrará uma que te fará se apaixonar por estes games.

Leia mais no Canaltech:

  • 10 melhores jogos da história do PlayStation
  • Os 10 melhores jogos de tiro para PlayStation 5
  • 17 jogos com crossplay para PlayStation, Xbox, Switch e celular

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.