Glutamato monossódico: entenda o que é e para que serve

Glutamato monossódico (MSG) é o sal feito a partir do ácido glutâmico, um aminoácido não essencial utilizado como aditivo alimentar para realçar sabor. Porém, o consumo traz receio para quem preza pelo bem-estar.

“Em exagero, faz mal, sim. Com aspecto semelhante ao sal de cozinha, o glutamato possui sódio e, por consequência, o seu consumo exagerado pode levar a doenças como obesidade, pressão alta, dano hepático e problemas cardiovasculares”, explica a nutricionista Flávia Gregorini.

Ela pontua que o MSG é uma substância neurotóxica e disruptora endócrina, agindo de forma semelhante a uma droga. “O glutamato monossódico libera hormônios de bem-estar e prazer. Isso pode levar a um consumo exagerado e contribuir para a síndrome metabólica”, acrescenta.

Na hora da dúvida, sempre vale a pena consultar a embalagem do produto. Os dois nomes oficiais são glutamato monossódico e glutamato de sódio, mas também pode ser identificado pelo número internacional INS 621.

Quais os efeitos colaterais do glutamato monossódico?

Algumas pesquisas citam dor de cabeça, urticárias, sono, náuseas e ganho de peso como efeito colateral do exagero da substância. No entanto, ainda não há comprovação dessa relação direta. “Os estudos que demonstraram esses sintomas usaram doses elevadas do aditivo, o que não é possível alcançar em uma alimentação equilibrada. O que vemos na prática clínica é que o consumo excessivo favorece a retenção de liquidos”, esclarece a nutricionista.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.