Qual é o maior planeta do universo?

Você já se perguntou qual é o maior planeta no universo? Se considerarmos apenas nosso Sistema Solar, a resposta é fácil: Júpiter é o maior mundo da nossa vizinhança, sendo grande o suficiente para comportar 1.300 planetas Terra em seu interior. Mas será que há mundos ainda maiores no restante do espaço? 

  • Quantas vezes o Sol é maior que a Terra?
  • Júpiter não tem superfície; como seria descer pelo planeta?

Até 1992, Júpiter ostentava orgulhosamente o título de maior planeta conhecido. Mas foi naquele ano que os astrônomos descobriram o primeiro exoplaneta (nome dado aos mundos que orbitam outras estrelas além do Sol), inaugurando a descoberta de números dos mais tamanhos tipos e características.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar (Reprodução/NASA, ESA, A. Simon, M.H. Wong)

Antes de continuar, é importante considerar que existem grandezas fundamentais para determinarmos o tamanho dos planetas: o diâmetro (o dobro do raio), a massa (quanta matéria existe ali) e o volume (o espaço ocupado pela matéria). 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Tenha em mente que, embora o diâmetro e a massa dos planetas estejam relacionados, não é sempre que ambos estão diretamente relacionados. Isso acontece porque a densidade dos planetas é variada — para entender melhor, considere os gigantes gasosos: eles podem “inchar” até terem diâmetro maior que aquele dos exoplanetas mais massivos e pesados, mas mesmo assim são mais leves que eles. 

Maior planeta do universo

Definir o maior planeta do universo não é fácil, afinal, este título depende de vários fatores. Assim, conheça alguns bons candidatos a maiores planetas do universo: 

ROXs 42Bb

O exoplaneta ROXs 42Bb é um gigante gasoso que fica a 460 anos-luz da Terra. Ele tem cerca de nove vezes a massa de Júpiter e 2,5 vezes seu raio. 

HAT-P-67 b

Encontrado a 1.200 anos-luz, HAT-P-67 b tem raio duas vezes maior que o de Júpiter, o que o torna um dos maiores planetas conhecidos em termos de diâmetro. Por outro lado, ele tem apenas 30% da densidade do gigante gasoso do Sistema Solar. 

HD 39091 b

Já HD 39091 b fica a 60 anos-luz da Terra e, quando o assunto é a massa, este é considerado um dos maiores planetas conhecidos.

Comparação entre o tamanho do exoplaneta HD 39091 b e Júpiter (Reprodução/NASA)

O motivo? Ele tem cerca de 12,3 vezes a massa de Júpiter! 

XO-6b

Outro grande planeta conhecido é XO-6b, que orbita uma estrela a cerca de 720 anos-luz da Terra.

Comparação entre Júpiter e XO-6b (Reprodução/CC BY-SA 4.0)

Ele tem quase o dobro do diâmetro de Júpiter e sua massa equivale a 4,4 vezes a do maior planeta do nosso sistema. 

TYC 8998-760-1 b

Finalmente, TYC 8998-760-1 b é um mundo com diâmetro três vezes maior que o de Júpiter e 22 vezes sua massa. 

Leia também:

  • Por que as estrelas e o Sol são maiores que a Terra e demais planetas?
  • Planeta maior que a Terra estaria no Cinturão de Kuiper

Vídeo: A Lua está enferrujando?  

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.