Como a The North Face transformou o hype em mais do mesmo

Criada em 1964, a marca de roupas de inverno The North Face é uma etiqueta tradicional da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Adquirida pela VF Corporation no ano de 2000, a label encontrou seu auge junto às tendências de streetwear que ascenderam em 2012, mas decaiu ao longo dos anos por não conseguir inovar e fidelizar os consumidores.

A imagem mostra a fachada de uma loja da marca The North Face
A marca tem lojas espalhadas pelo mundo inteiro

 

Vem conhecer mais!

  • Criada em São Francisco nos Estados Unidos, a The North Face é uma marca de inverno que caiu no gosto do streetwear;
  • Fundada em 1964, a etiqueta foi adquirida pelo grupo VF Corporation nos ano de 2000;
  • A marca viveu seu auge em 2012 devido ao crescimento de marcas como Supreme e Timberland, que fazem parte do mesmo conglomerado;
  • Apesar das colaborações de sucesso, os consumidores argumentam que a marca está vivendo uma fase limitada em criatividade.

Como a The North Face perdeu o hype

Dona de colaborações de sucesso com marcas prestigiadas como Timberland, Supreme e até Gucci, a The North Face (TNF) viveu uma ascensão colossal na era hype do streetwear. As jaquetas de frio em modelagens Puffer, Parka e Corta Vento entraram nas tendências e se tornaram objeto de desejo da moda urbana.

Em contrapartida, a marca que foi criada com o propósito de fazer roupas para atividades do frio, como montanhismo, esportes de inverno e afins, soube gerir sua popularidade por um tempo limitado. Com o passar dos anos e evolução das demandas da moda, os fãs da marca e do estilo começaram a esperar por novas silhuetas da The North Face.

A imagem mostra um homem caminhando usando um casaco da The North Face com a Supreme
Supreme e The North Face colaboraram diversas vezes

 

A imagem mostra uma mulher negra vestindo um casaco da The North Face em colaboração com a Gucci
A parceria com a Gucci foi um sucesso absoluto

 

A TNF vive agora uma fase de estagnação parecida com a da sua colega Timberland. A dona da Yellow Boot viveu uma temporada de quase esquecimento pois, segundo muitos consumidores, a empresa se acomodou em uma única peça e ainda por cima não adotou o estilo dos seus novos consumidores.

Em comparação, a Carhartt, que foi radicada como uma marca de roupas para construção civil, carpintaria e afins, soube se adaptar aos consumidores e se inseriu no mercado de moda com novas propostas e coleções fashionistas. A The North Face por sua vez, se apoiou nas criações clássicas e apenas recriou os modelos em colaborações, o que acabou por saturar os até então fãs da marca de inverno.

A imagem mostra o ator Adam Sandler vestindo um casaco da marca The North Face
A marca não costuma diferenciar nos modelos

 

Acontece que tanto a The North Face quanto a Timberland fazem parte do mesmo conglomerado, o VF Corporation, que parece manter o catálogo de suas marcas presos apenas nos produtos que fizeram sucesso anteriormente. Outras marcas de nome que fazem parte do grupo são Kipling, Dickies e Vans — que, depois de anos, voltou a entregar lançamentos diferenciados.

Um dos sinais de que o conglomerado possa estar “preso no tempo” pode ser a venda da Supreme, que também fez parte do grupo de 2020 a 2024. Na primeira coleção da Supreme como parte da EsssilorLuxotica, nova proprietária da etiqueta, a marca foi capaz de entregar uma coleção que retirou suspiros dos fãs.

A imagem mostra um homem caminhando vestindo uma calça azul e um casaco muiticolorido com divisão preta no ombro
A The North Face diferencia apenas nas estampas

 

A imagem mostra um homem em pé coberto por um casaco marrom com divisão preta no ombro
A marca está inserida em diversos estilos

Nem tudo parece estar perdido para a TNF, já que para abrir 2025, a marca retornou com uma série de lançamentos. Em janeiro a marca liberou uma coleção temática para o Ano Novo chinês que, apesar de replicar o que já conhecemos, trouxe novas estampas e não se apoiou em outra colaboração para agradar.

Também está sendo vista com bons olhos uma prévia liberada pela Aimé Leon Dore — uma das marcas mais quentes do streetwear nova iorquino — que sugere uma parceria inovadora com a The North Face.

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