Líderes mundiais parabenizam vitória do conservador Merz na Alemanha

Após a vitória da aliança conservadora CDU/CSU de Friedrich Merz nas eleições da Alemanha nesse domingo (23/2), líderes mundiais comemoraram e parabenizaram o avanço do conservadorismo naquele país.

Friedrich Merz se declarou vencedor das eleições na Alemanha antes do resultado. Empresário e político conservador, Merz será o próximo chanceler da Alemanha.

A aliança conservadora CDU/CSU, conhecida como a União, será a maior força no Parlamento alemão.

Em postagem nas redes sociais, Merz apareceu ao telefone e afirma que a Alemanha fará uma “contribuição para a liberdade e a segurança no mundo”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que “este é um grande dia para a Alemanha e para os Estados Unidos da América sob a liderança de um cavalheiro chamado Donald J. Trump”.

“Parece que o partido conservador na Alemanha ganhou a grande e altamente esperada eleição. Muito assim como os EUA, o povo da Alemanha se cansou da agenda sem senso comum, especialmente sobre energia e imigração, que prevaleceu por tantos anos”, comenta Trump na rede Truth Social.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também parabenizou a vitória de Merz e disse estar ansioso para trabalhar com o próximo governo. “Parabéns a Friedrich Merz e à CDU/CSU pela sua clara vitória eleitoral de hoje. Estou ansioso por trabalhar em estreita colaboração com o seu próximo governo para fortalecer ainda mais a parceria entre os nossos dois paíse”, parabenizou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, parabenizou Merz e afirmou que também está ansioso para continuar trabalhando em conjunto com a Alemanha. “A Europa deve ser capaz de se defender, desenvolver suas indústrias e alcançar os resultados necessários”.

Família política

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, contou que essa vítoria é decisiva para a “família política, para a Alemanha e para a Europa”, além de parabenizar Merz.

O vice-primeiro-ministro da Itália, Antonio Tajani, também se pronunciou, informando que, “apesar dos ataques e das mentiras da esquerda”, a mudança segue vencendo na Alemanha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.