É esquecido? Neurocientista de Harvard ensina como melhorar a memória

Com o passar dos anos, é natural que as pessoas tenham mais dificuldade em reter todas as informações recebidas constantemente. Uma forma de fortalecer o cérebro e melhorar a memória é por meio de treinamentos e truques simples, afirma a neurocientista e doutoranda em biopsicologia da Harvard, Lisa Genova.

De acordo com a especialista, a memória pode ser treinada, assim como outras habilidades. Porém, algumas pessoas insistem em três erros básicos que podem atrapalhar o processo. Um deles é ficar nervoso.

Imagem colorida mostra um cérebro e vários papéis coloridos colados nele - Metrópoles

“O estresse crônico, além de torná-lo mais vulnerável a muitas doenças, afeta a memória e encolhe o hipocampo [área do cérebro que parece ter mais peso na memória]”, explicou Genova, segundo informações do portal Saber Vivir. Ou seja, quanto mais o indivíduo insiste em encontrar essa memória, mais difícil será.

Outro erro está relacionado à qualidade do sono. Não dormir suficiente pode fazer com que uma “espécie de amnésia” surja no dia seguinte. Além disso, não contextualizar a memória dificulta saber mais sobre ela. Um cheiro semelhante, por exemplo, pode ajudar a trazer lembranças.

Truques para memorizar melhor

Além dos alertas gerais listados acima, Genova revelou cinco truques para alcançar uma melhor capacidade de memória. Confira abaixo:

  • Visualize aquilo que está tentando lembrar para facilitar as conexões neurais;
  • Use a imaginação;
  • Associe a memória a você;
  • Tente inserir a informação que está buscando em um contexto;
  • Utilize ferramentas para anotar as coisas importantes.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.